Membros do COAUD

Lúcio Carlos de Pinho Filho

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Licenciado em Matemática – Complementação Pedagógica (UNIVEN) e está cursando o bacharelado em Direito (Faculdade Processus), sendo também detentor de pós-graduações lato sensu, destacando-se os cursos em  Novas Tendências do Direito e da Gestão Governamental (UniCEUB), Diploma Superior en Desarrollo Humano na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/Argentina) e a Especialización en Desarrollo Humano (FLACSO/Argentina). Atualmente, está cursando também o mestrado em Ciências Contábeis da Atenas College University (Delaware/USA). É diplomado no Curso Superior de Política e Estratégia (CsuPe) pela Escola Superior de Guerra (ESG), sendo também detentor das certificações profissionais Project Management Professional – PMP, Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000 e o Diploma de Español como Lengua Extranjera – DELE, com formações complementares pela Fundação Dom Cabral – FDC, Lincoln Institute of Land Policy – LILP e Agencia Española de Cooperación y Desarrollo - Instituto de Estudios Fiscales – IEF. Possui 22 anos de experiência profissional na Administração Pública, tendo passagens pelas Forças Armadas, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Desde junho de 2010, é Auditor de Controle Interno – ACI da Carreira de Auditoria de Controle Interno do Governo do Distrito Federal, tendo desempenhado as funções de Gerente de Auditoria, Diretor de Auditoria, Coordenador de Auditoria, Subsecretário de Controle Interno, Subcontrolador de Controle Interno, Controlador-Geral Adjunto e Secretário de Estado Controlador-Geral do Distrito Federal. É, atualmente, o Diretor do Departamento de Controle Interno da Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF, também atuando no magistério como professor/instrutor. Destacam-se como trabalhos relevantes/premiados realizados pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, a implantação do Modelo IA-CM (Internal Audit – Capability Model), a Gestão de Riscos, o Projeto Controladoria na Escola (premiado na 22ª Edição do Prêmio de Inovação da ENAP em 2018) e o Programa Brasília Cidadã.

João Batista de Souza Machado

Graduado em Ciências contábeis (UNICEUB), pós-graduado em Auditoria Interna e Externa (ICAT/AEUDF), MBA em Administração Pública pela FGV. Atuou na iniciativa privada, por 8 anos, em empresa de Auditoria Interna. É ocupante de cargo efetivo, no Governo do Distrito Federal, de Auditor de Controle Interno da Carreira de Auditoria de Controle Interno, desde 1995, tendo desempenhado funções de Gerente de Auditoria, Coordenador de Auditoria, Assessor Especial de Controle Interno, Subcontrolador de Controle Interno e Coordenador-Geral de Auditoria. Foi Conselheiro Fiscal do IPREV/DF e Conselheiro Fiscal do Jardim Zoológico de Brasília. Foi Presidente da Comissão de Ética da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Atua como Conselheiro Fiscal da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB) e como instrutor na Escola de Governo do Distrito Federal, e também como Professor/Tutor na Escola de Gestão Pública do DF. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Auditoria de Contas Anuais, sendo responsável pela coordenação e supervisão das auditorias em todos os órgãos e entidades do Governo do distrito Federal.

Jackeline Viana da Costa

Graduada em Direito pela AEUDF (2001); tem pós-graduação em Direito Administrativo e Processo Administrativo Disciplinar pela ATAME (2009). Participou da primeira Especialização em Controle Interno ministrada pela Universidade de Brasília (2009). Atuou na Consultoria Jurídica do Ministério dos Transportes, de 2002 a 2004. É ocupante do cargo de Gestor de Políticas Públicas de Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal desde 2005, tendo suas principais funções desenvolvidas na Secretaria de Gestão Administrativa e na Controladoria-Geral do Distrito Federal na área de correição e tomada de contas especial por cerca de 12 anos. Atuou, nesses órgãos, como Assessora Especial, Gerente de Tomada de Contas, Diretora de Execução, Diretora de Prevenção e Recuperação do Dano e Subsecretária de Tomada de Contas Especial. É instrutora do Curso de Tomada de Contas Especial na Escola de Governo do Distrito Federal desde 2013. Possui certificação internacional de gestão de risco pela ISO 31000. Atualmente, é Chefe da Gestão de Riscos da Companhia Imobiliária de Brasília  (Terracap) e vem desenvolvendo suas atividades na área de controle interno, auditoria, gestão de riscos e governança.