Design Thinking para o SUS – DT-SUS/Ebserh

Design Thinking para o SUS – DT-SUS/Ebserh

Design Thinking é a abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas complexos, que se baseia num conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios. Considera diferentes perspectivas, pontos de vista complementares, explora novos contextos e olha para todos os aspectos contraditórios do problema.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) utiliza essa técnica para pensar em problemas de saúde reais e encontrar quais são as partes mais interessantes ou importantes de um determinado problema, com o intuito de criar um protótipo que soluciona algo real para a saúde. Para isso, desenvolve workshops em parceria com o Hospital Albert Einstein, referência na área.

Esses eventos têm por objetivo incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação e estimular estudantes, professores e profissionais da área da saúde e de outras áreas (Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Negócios, entre outros) a desenvolverem projetos inovadores que visem ao fortalecimento do SUS.

Workshops na Rede Ebserh

Por meio do projeto Proadi-SUS que trata da “Utilização de técnicas avançadas de análise de dados (Big Data) e inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, serão realizados, em 2020, três workshops de Design Thinking na Rede Ebserh. São eles:

  • Administração Central da Rede Ebserh e Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB)
    Data: 28, 29 e 30 de janeiro de 2020
    Cidade: Brasília/DF
  • Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR)
    Data: 06, 07, 08, 09 e 10 de julho de 2020
    Cidade: Curitiba/PR
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG)
    Data: 20, 21, 22, 23 e 24 de julho de 2020
    Cidade: Belo Horizonte/MG

Além de profissionais da própria Rede Ebserh, podem participar estudantes e professores de todos os cursos das respectivas universidades. Também serão aceitas inscrições de profissionais de saúde vinculados às Unidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) que sejam conveniadas às respectivas universidades.

Workshop – Edição Brasília (DF)

Período para inscrições: 27/12/19 a 15/01/20
Divulgação do resultado da seleção e comunicação aos inscritos: 21/01/2020

Acesse o edital e veja como participar do Workshop – Edição Brasília (DF).
Após a leitura do edital, clique aqui para se inscrever. As inscrições são GRATUITAS.