Membros da Diretoria Executiva

Presidente

Oswaldo de Jesus Ferreira

General-de-exército combatente R1 desde 2005, promovido ao último posto da carreira das armas em 2013 e na reserva desde 2017. Mestre em Aplicações Militares e Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. Em 1972 entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante em 1975. Realizou o curso de operações na selva – Categoria B em 1979, curso de aperfeiçoamento em 1984, curso de comando e Estado-Maior em 1991 e o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 2001. Comandou a 15ª Companhia de engenharia de combate, em Palmas-PR, de 1985 a 1987, e o 1º Batalhão de engenharia de combate, batalhão Vilagran Cabrita – no Rio de Janeiro – RJ, nos anos de 1997 e 1998. Representou o Exército na comissão de implantação do sistema de proteção da Amazônia, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, nos anos de 1993 a 1996. Como General de Brigada, exerceu os cargos de Chefe do Centro de Operações e de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, de Assessor Especial do Gabinete do Comandante do Exército, de 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres. Promovido a General de Divisão, exerceu os cargos de Diretor de Avaliação e Promoções, de Comandante da 1ª Divisão de Exército e de Vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Como General de Exército foi incumbido de implantar o comando militar do Norte.

Diretor Vice-Presidente Executivo

Eduardo Chaves Vieira

Graduado Oficial da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Engenharia Química no Instituto Militar de Engenharia (IME). Doutor em Direção para Engenheiros Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1998. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1992, em atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro de Estudos do Pessoal do Exército em 2000. Assessor no Departamento de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia. 2000/2003 - Bolsa CNPq; Membro do grupo de acompanhantes em inspeções da OPAQ a instalações industriais no Brasil, de acordo com a Convenção para a Proibição de Armas Químicas. Brasília - DF em 1999/2003; Representante da Autoridade Nacional brasileira na XXI Sessão do Conselho Executivo da Organização para a Proibição das Armas Químicas - OPAQ, em Haia - Holanda  em 2000; Palestrante e representante brasileiro no I Encontro Regional de Autoridades Nacionais dos Países latino-americanos e do Caribe no âmbito da OPAQ- Vifiadei Mar - Chile em 2001; Observador brasileiro convidado pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos da América no Exercício de Inspeção por Denúncia promovido em conjunto com a OPAQ na Base Naval de Indian Head - "Naval Surface Warfare Center" - Maryland - EUA em 2001; Membro da delegação brasileira e palestrante no Encontro Anual de Autoridades Nacionais e na VII Conferência dos Estados partes da OPAQ - Flaia - Holanda em 2002; Palestrante e representante brasileiro no Encontro Técnico de Autoridades Nacionais sobre Aspectos Práticos do Regime de transferências de Substâncias na Implementação da Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas- Rivas- Vaciamadrid - Madri - Espanha em 2002; Inspetor das Nações Unidas no Iraque, compondo o Grupo de Especialistas Químicos da UNMOVIC- United Nations Monitoring, Verification and Inspection Commission", Bagdá - Iraque em 2003. Inspetor do Grupo de Especialista Químicas de UNMOVIC.

Diretor de Atenção à Saúde

Giuseppe Cesare Gatto

Diretora de Orçamento e Finanças

Iara Ferreira Pinheiro

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Controladoria e Finanças Empresa pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2005 ingressou no serviço público como contadora. De 2006 a 2009 atuou como Coordenadora de Contabilidade e de 2009 a 2015 foi Coordenadora-Geral de Finanças SPO/SE/MEC. Atuou na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC) de 2015 a 2019. É autora do livro Implicações na Gestão e na Qualidade do desempenho da Educação Básica: Programa Dinheiro direto na Escola (PDDE) Modalidade Tempo Integral, pela editora Prismas, e co-autora de Casos de Gestão: Políticas e situações emblemáticas do cotidiano educacional brasileiro, pela Fadepe/Caed.

Diretora de Tecnologia da Informação

Simone Henriqueta Cossetin Scholze

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1986, com mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1997 e doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 2016. Atuou como Assessora de Cooperação Internacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq em 1987 e 1988; Assessora de Cooperação Internacional no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE de 1988 a 1991; Assessora do Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 2002; Chefe da Seção de Ética da Ciência e Tecnologia na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, de 2003 a 2007; Superintendente Executiva na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, de 2007 a 2011; Analista de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, de 1991 a 2018; Diretora de Relações Governamentais na Samsung Eletro-Eletrônica SA – SAMSUNG, de 2013 a 2019. É autora do livro “Patentes, Transgênicos e Clonagem: implicações jurídicas e bioéticas”, pela editora EDUnB, em 2002; do capítulo de livro “Política de Patentes em Face da Pesquisa em Saúde Humana: Desafios e Perspectivas no Brasil”, In: Política de Patentes em Saúde Humana, pela editora Atlas, em 2001; e da tese de doutorado “P&D e Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação - Lei de Informática e Incentivos Fiscais à Luz das Novas Teorias Regulatórias”.

Diretor de Gestão de Pessoas

Rodrigo Augusto Barbosa 

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuou como assessor dos Ministros de Estado de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pastas em que também coordenou as áreas responsáveis pelas indústrias aeroespacial e de defesa. Foi assessor legislativo, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Presidência e de Superintendente de Administração Geral, ocasião em que dirigiu temas relacionados a planejamento e orçamento, compras e contratos, tecnologia da informação e gestão de pessoas. No Governo do Distrito Federal foi Subsecretário de Desburocratização e Modernização, Secretário-adjunto de Gestão e Superintendente de Abastecimento de Água, tendo também atuado como Diretor-Executivo do Fórum Mundial da Água.

Diretor de Administração e Infraestrutura

Erlon César Dengo

Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), em 2003, com especialização em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) em 2006. Curso de extensão em Engenharia Clinica - Gestão de Equipamentos - Análise e Diagnostico de Equipamentos Médicos (Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com PROADI-SUS - Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS). Co-Autor do artigo denominado "Sistema de Informação e Gerenciamento de Equipamentos e Materiais Permanentes Financiáveis para o SUS", Capítulo 2 do livro "Avanços, Desafios e Oportunidades no Complexo Industrial da Saúde em Serviços Tecnológicos", em 2018. Atuou como consultor técnico de Engenharia Civil de 2004 a 2009; Coordenador-Geral de Custos e Investimentos em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, de 2009 a 2011; Coordenador-Geral de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (DAS 101.4), no Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, de 2011 a 2012; Gerente de Projeto da Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde, no Ministério da Saúde, de 2012 a 2019.