Melhorias

Grupo discute melhorias para o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário de Brasília

qua, 03/07/2013 - 14:49

nutricao hub 1Profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB) estiveram reunidos no último mês de junho, entre os dias 18 e 21, na sede da estatal, em Brasília (DF), para discutir a estruturação do Serviço de Nutrição e Dietética da unidade hospitalar da capital federal.

Para a realização do serviço, será feita uma licitação por meio de pregão eletrônico em que empresas especializadas poderão candidatar-se para a prestação de serviços contínuos de nutrição e alimentação hospitalar, visando o fornecimento de dietas normais, dietas especiais, dietas enterais – dieta líquida administrada por meio de sonda – e fórmulas lácteas destinadas a pacientes internados e ambulatoriais, acompanhantes, funcionários e residentes. Os serviços serão prestados de acordo com norma regulamentar da área de Nutrição e Dietética do HUB, com a garantia de uma alimentação balanceada e em condições higiênico-sanitárias adequadas. O objetivo da iniciativa é garantir a oferta de um serviço de qualidade à população atendida pela unidade, exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

nutricao hub 2A contratação está de acordo com o que preconiza o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e recomenda o Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que não se trata de atividade fim para a área da saúde, como é o caso da nutrição clínica, serviço que será mantido com pessoal próprio do hospital.

Na avaliação do superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, a profissionalização irá promover uma melhoria da qualidade do serviço oferecido. "Haverá ganho com a incorporação rápida de tecnologia de produção e transporte de alimentos, além de profissionais especializados. É um processo em construção, com nutricionistas e professores da Universidade de Brasília (UnB) com a equipe de hotelaria e logística da Ebserh em prol de um melhor serviço de produção do HUB", ressaltou o superintendente.

No trabalho de parceria desenvolvido junto aos hospitais universitários federais, a Ebserh discutirá com os gestores de cada hospital a melhor estrutura e processos de trabalho para o Serviço de Nutrição e Dietética. A partir do modelo existente, são avaliadas as possibilidades de melhorias.

O HUB é um dos hospitais universitários federais que será administrado a partir de parceria com a Ebserh. O contrato firmado com a empresa permitirá a contratação dos profissionais necessários à abertura e ampliação de serviços de saúde que deverão ser prestados exclusivamente por meio do SUS.

Assessoria de Comunicação Social

Ebserh Sede
Região centro-oeste