Gestão

Ebserh busca melhorias para hospital de Curitiba por meio de parcerias

qua, 17/04/2019 - 16:51

Presidente Oswaldo Ferreira se reuniu com o governador do estado, a secretária municipal de saúde, o reitor da UFPR e a equipe do CHC

Foto: Após encontro com o reitor da universidade, o presidente se reuniu com gestores do hospital

Curitiba (PR) – Vencer os desafios e avançar nas melhorias do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), por meio do fortalecimento da parceria com os gestores que compõem o sistema de saúde. Esses foram os objetivos da visita do presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, à Curitiba, ocorrida no início desta semana (segunda e terça, 15 e 16), quando esteve com o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, com a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, e com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Fonseca. Ferreira também visitou as instalações do complexo hospitalar e se encontrou com colaboradores e gestores da instituição vinculada à Rede Ebserh.

Na reunião com o governador, Ferreira apresentou o trabalho da estatal. “Nosso foco é ensino e pesquisa, gestão hospitalar e assistência 100% SUS [Sistema Único de Saúde]. Temos quase 9 mil leitos, 56 mil colaboradores espalhados pelo Brasil e realizamos 375 mil internações por ano”, disse. Também presente na reunião, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a aproximação do Governo do Paraná com a Rede Ebserh é importante e que vai estudar de que forma é possível atuar em parceria com a estatal para fortalecer o atendimento à população do estado.

O aumento dos recursos recebidos pelo CHC também esteve na pauta do gestor da Ebserh. Ferreira se reuniu com a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, quando solicitou a melhoria da contratualização do hospital com o município, que há dois anos não é feita. Isso levaria ao aumento nos recursos recebidos pelo hospital, pelos serviços oferecidos à população por meio do SUS, o que, consequentemente, ampliaria o atendimento. De acordo com a secretária, o pedido será analisado.

Outro encontro ocorreu entre Oswaldo Ferreira e o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, quando o presidente apresentou o direcionamento da Ebserh para os próximos anos e buscou aprofundar a cooperação entre as duas instituições. “Estamos conversando com todos os reitores de universidades parceiras, com o objetivo de estreitar a relação e conhecer as dificuldades dos hospitais, que são das universidades. É importante que se diga que o papel da Ebserh é apoiar as universidades junto aos hospitais, é trabalhar na gestão para melhorar a assistência à saúde, o ensino e a pesquisa”, apontou.

Ferreira também visitou as instalações do Complexo Hospital de Clínicas, quando se reuniu com colaboradores e gestores de diversos setores, conversou com integrantes da organização não-governamental Amigos do HC e fez uma apresentação sobre as atividades da Ebserh ao Conselho de Chefias do Complexo. “Conhecendo a realidade local, podemos auxiliar a gestão nas tomadas de decisão para oferecer os melhores serviços”, afirmou Ferreira.

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, apresentou ao presidente dois projetos aplicados no complexo: a gestão de altas, que  consiste na avaliação caso a caso dos pacientes desde a sua chegada ao hospital, seguido do encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde depois de sua alta, em caso de necessidade; e o time de resposta rápida, que possibilita a assistência a beira leito rápida e eficiente para pacientes que passam por complicações clínicas durante o tratamento. Ela também avaliou a visita, "O envolvimento da diretoria da Ebserh nos transmitiu muita segurança. O profissionalismo da equipe nos deu a certeza de uma excelente condução dos nossos hospitais".

Participaram ainda da visita ao CHC-UFPR o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, o diretor de Atenção à Saúde, Giuseppe Gatto, a diretora de Tecnologia da Informação, Simone Scholze.

Ebserh busca melhorias para hospital de Curitiba por meio de parcerias

Presidente Oswaldo Ferreira se reuniu com o governador do estado, a secretária municipal de saúde, o reitor da UFPR e a equipe do CHC

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social com informações do CHC-UFPR e ANP
Ebserh Sede
HC - UFPR
MVFA - UFPR
hc-ufpr
visita
reunião
presidente
reitor
governador