Hospital Da Mulher

Projeto da Ebserh “será maior obra de saúde local em décadas”, diz prefeito de Natal

seg, 12/03/2018 - 14:46

Prefeitura de Natal oficializou cessão de terreno para a futura unidade hospitalar

Projeto da nova unidade prevê maternidade, leitos ginecológicos e obstétricos, além de UTI materno e neonatal

Natal (RN) – O prefeito Carlos Eduardo Alves sancionou na última sexta-feira, 9, a cessão de um terreno à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para a construção do Hospital da Mulher da cidade de Natal, projeto que, concluído, será a quarta unidade gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no estado potiguar. O projeto foi aprovado na quinta-feira, 8, pela Câmara Municipal do Natal, estabelecendo a desafetação e doação de uma área de 16,5 mil metros quadrados no conjunto Santa Catarina, Zona Norte da cidade.

O projeto da nova unidade prevê maternidade, leitos ginecológicos e obstétricos, além de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) materno e neonatal como explica o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais. “Além disso, a expetativa é que sejam ofertadas mais de mil vagas de emprego, por meio de concurso público, com investimento na ordem de R$ 160 milhões, numa estrutura de ponta, com benefício direto para os 400 mil habitantes que residem na localidade”, esclareceu.

De acordo com a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a previsão é que o hospital conte com mais de 200 leitos e seja o marco físico da presença da instituição numa região de enormes demandas por formação em saúde, pesquisa e serviços de excelência. “O desejo que tínhamos [UFRN] de estar presentes na Zona Norte, levando assistência às mulheres, pode ser concretizado hoje graças ao gestor municipal e principalmente ao presidente Kleber Morais, que está à frente da Ebserh, uma importante estatal que administra 39 hospitais universitários no Brasil”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito de Natal destacou que o projeto foi fruto de um intenso trabalho capitaneado por Kleber Morais, junto à Rede Ebserh. “Nós devemos a assinatura de um projeto desta magnitude à participação ativa do professor Kleber Morais no cenário político nacional. A Zona Norte nasceu há pouco mais de 40 anos e já é a maior região de Natal. E essa será a maior obra de saúde local em décadas, com impacto na região de maior concentração populacional da cidade”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações da Mejc-UFRN
MEJC - UFRN
Região centro-oeste
Região nordeste
Ebserh Sede
Release