Tecnologia

Ebserh inaugura Laboratório de Simulação no hospital do Piauí

qui, 28/02/2019 - 18:42
Espaço estimula aprendizado com segurança e ética no HU-UFPI Espaço estimula aprendizado com segurança e ética no HU-UFPI

Presidente da estatal participou da abertura do novo setor de ensino

Teresina (PI) – Na tarde desta quinta-feira, 28, foi inaugurado o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Rede Ebserh. Esse tipo de espaço utiliza novas tecnologias aplicadas ao ensino da área de saúde, com atividades executadas com manequins, modelos anatômicos e equipamentos de reprodução. Para a concretização do projeto, foram investidos R$ 168 mil do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também administrado pela Ebserh.

A cerimônia contou com a participação do presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, que destacou a importância do novo espaço para a educação de profissionais da área da saúde. “O grande investimento que temos que fazer é exatamente no diferencial dos hospitais universitários: ensino, pesquisa e extensão. Não podemos deixar de fomentar iniciativas dessa natureza porque também são sinônimos de economia, além de respeito ao paciente e à sociedade. A formação de recursos humanos é um ponto singular. A Ebserh tem consciência dessa missão”, atestou.

O superintendente do HU-UFPI, José Miguel Luz Parente, salientou as vantagens do local. “O Laboratório de Simulação é uma grande conquista no processo de aprimoramento do aprendizado e de formação de recursos humanos no âmbito do HU-UFPI. O local permite atividades sem a necessidade de experimentação em pessoas, resguardando, em muitos casos, o paciente e propiciando um agir de forma ética”, explicou.

Também presente, a vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, ressaltou a relevância do HU na região. “Hoje, agregamos também o Hospital Universitário como um importante patrimônio para o Piauí por ser formador de recursos humanos não apenas na área da saúde, mas também pelo papel assistencial que desempenha junto ao paciente do SUS [Sistema Único de Saúde], com impacto em todo o estado”, disse.

Capacitação

Para orientar as práticas do laboratório, a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, também presente na inauguração, informou que, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, serão oferecidas capacitações voltadas a esse fim. “Serão 600 vagas para qualificar aqueles que atuarão como multiplicadores do conhecimento, o que significa uma nova fase do processo de formação de recursos humanos nos hospitais universitários federais”, explicou.

Ainda na cerimônia, o diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Gatto, falou sobre os esforços nesse sentido. “Manter o nosso pessoal atualizado e familiarizado com as melhores práticas é uma busca constante. O uso de simuladores está em sintonia com essa preocupação”, colocou.

No HU-UFPI, Oswaldo Ferreira também visitou diversos setores do hospital, a exemplo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) e da Unidade de Diagnóstico por Imagem.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Ebserh inaugura Laboratório de Simulação no hospital do Piauí

Na tarde desta quinta-feira, 28/02/2019, foi inaugurado o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Rede Ebserh. Esse tipo de espaço utiliza novas tecnologias aplicadas ao ensino da área de saúde, com atividades executadas com manequins, modelos anatômicos e equipamentos de reprodução.

Fonte
Com informações do HU-UFPI
laboratório, hu-ufpi, simulação realística, inauguração