Ambulatório

Ebserh proporciona melhoria no atendimento em hospital de Cajazeiras

qua, 06/03/2019 - 16:37
Foto: Unidade passou a realizar atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia Foto: Unidade passou a realizar atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia

Expansão dos atendimentos se deve, principalmente, à contratação de profissionais do concurso público realizado pela estatal

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, divulgou os dados da produção ambulatorial e hospitalar referentes a 2018. O principal destaque apresentado foi o aumento da oferta de atendimentos ambulatoriais, que passaram a ser regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras.

A expansão dos atendimentos se deve, principalmente, à contratação de profissionais do concurso público realizado pela Ebserh, que está proporcionando a composição da força de trabalho da instituição. O hospital, que possuía apenas 75 profissionais prestadores de serviço na área médica e assistencial em dezembro de 2018, passou a contar com 140 profissionais (105 na área assistencial e 35 na área médica), todos empregados públicos da Ebserh.

Essa força de trabalho possibilitou a realização de 1.940 ultrassonografias e 1.866 consultas eletivas; destas, 1.098 foram na especialidade de ginecologia, clínica e cirúrgica, e 232 em obstetrícia. Aproximadamente 94% dos atendimentos ambulatoriais de todo o ano passado foram realizados entre julho e dezembro, período que correspondeu ao maior número de profissionais contratados. No mesmo período, o HUJB também realizou 26.605 atendimentos de urgência e emergência em pediatria.

Segundo a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, “os atendimentos ambulatoriais em ginecologia e obstetrícia realizados em 2018 apontam o potencial do hospital para a área de saúde da mulher e materno-infantil, prioritárias para a população da região”. Ainda de acordo com a gestora, as expectativas para 2019 concentram-se na conclusão das contratações dos profissionais do concurso, na expansão dos procedimentos e cirurgias eletivas, e na implantação da maternidade. “Além de proporcionar maior oferta de ações e serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a região do alto sertão paraibano, esses serviços fortalecerão o ensino, a pesquisa e a formação dos recursos humanos em saúde e nas áreas afins”, destacou.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações do HUJB-UFCG
HUJB - UFCG
atendimento