Geriatria

Ebserh possibilita melhoria no atendimento a idosos em João Pessoa

sex, 08/03/2019 - 13:42
Foto: Ala conta com quatro consultórios totalmente adaptados à realidade das pessoas da terceira idade Foto: Ala conta com quatro consultórios totalmente adaptados à realidade das pessoas da terceira idade

Serviço, iniciado com a chegada de médicos concursados da estatal, atende 250 pacientes mensalmente

João Pessoa (PB) – Para melhorar o atendimento ao público idoso, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou seu novo Serviço de Geriatria. A ala conta com quatro consultórios totalmente adaptados à realidade do idoso, possui portas com a largura adequada para entrada de cadeiras de rodas, banheiros apropriados, uma confortável recepção e salas maiores, respeitando, assim, todas as normas para o bom atendimento a terceira idade. 

Com essa mudança, o HU espera melhorar a assistência aos 250 pacientes atendidos mensalmente pelo serviço, que foi iniciado com a chegada dos médicos geriatras aprovados em concurso público realizado pela Ebserh em 2014. Foram investidos R$ 35 mil por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Ebserh. "Tudo o que vem para melhorar a vida da população e do aluno que aqui frequenta é muito bem-vindo pela Ebserh e pelo HU’, comemorou a superintendente do HULW, Flávia Pimenta. 

A conquista foi festejada também entre pacientes e acompanhantes. "Gostei mais daqui, por que realmente é mais amplo e só um paciente é atendido na sala", enfatizou a aposentada Luzia Torres. A opinião foi compartilhada por Eliane Abrantes, que estava acompanhando sua mãe, a aposentada Irene Abrantes. "A refrigeração está melhor, sala ampla, piso antiderrapante excelente para pessoas idosas. Acho que acertaram na reforma", Dona Irene adorou o novo espaço. "Gostei, está muito moderna, adorei!"

Histórico

Com a chegada da Ebserh ao HU e com um número cada vez maior de trabalhadores em suas instalações, a demanda por atendimento também aumentou, e a necessidade de adequar, reformar, e criar novos espaços tornou-se essencial. A Geriatria foi um dos serviços que teve início com a chegada dos novos servidores. De início, ela funcionava em um consultório dentro do Serviço de Fisioterapia; em seguida, foi para uma pequena sala de dois consultórios que era dividida com os pacientes do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias (DIP). Mas a o espaço tornou-se insuficiente para uma demanda que só aumentava a cada dia. A aposentada Luzia Torres conheceu essa realidade. "A sala era muito pequena e havia dois atendimentos no mesmo lugar", lembra.

Sentindo essa dificuldade em atender seus pacientes, os geriatras logo iniciaram a busca em torno de uma nova área. "O espaço cedido foi o da antiga farmácia. Entramos em contato com a arquiteta do hospital e colocamos as necessidades do serviço para que a obra fosse iniciada", conta o geriatra Jamerson Carvalho. Segundo ele, o HU saiu na frente com a conquista do novo espaço. "O hospital hoje tem um serviço adaptado, com vários profissionais de especialidades que trabalham em torno do cuidado do idoso. Para mim é um orgulho e uma satisfação muito grande poder estar participando desse momento”.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Ebserh possibilita melhoria no atendimento a idosos em João Pessoa

Para melhorar o atendimento ao público idoso, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou seu novo Serviço de Geriatria. A ala conta com quatro consultórios totalmente adaptados à realidade do idoso, possui portas com a largura adequada para entrada de cadeiras de rodas, banheiros apropriados, uma confortável recepção e salas maiores, respeitando, assim, todas as normas para o bom atendimento a terceira idade. 

Fonte
Com informações do HULW-UFPB
concursados