Campina Grande - PB

Apenas hospital da Rede Ebserh realiza teste ergométrico gratuito

seg, 11/03/2019 - 16:01
Foto: Procedimento submete paciente a um esforço físico programado e individualizado Foto: Procedimento submete paciente a um esforço físico programado e individualizado

Em quatro meses de funcionamento, serviço do Hospital Alcides Carneiro já atendeu 161 pessoas

Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (Huac-UFCG), vinculado à Rede Ebserh, é a única instituição pública da cidade que realiza teste ergométrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta do procedimento é recente e foi possível após contratação de um médico especialista em ergometria aprovado no concurso público realizado pela Ebserh.

O teste ergométrico é um procedimento em que o paciente é submetido a um esforço físico programado e individualizado com a finalidade de diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares. Por haver risco de emergências cardiovasculares durante o exame, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) exige o acompanhamento de um médico habilitado e capacitado em todas as etapas do teste, o que foi possível após o concurso da Ebserh.

De novembro de 2018, quando o serviço foi implantado, a janeiro de 2019, mais de 160 pessoas foram submetidas ao procedimento no Huac. Foram realizados 25 atendimentos em novembro, 55 em dezembro e 81 em janeiro.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Huac, Consuelo Padilha, outros importantes avanços foram conquistados pelo Setor de Cardiologia do hospital. “Em 2018, tivemos um incremento de cerca de 300% no número de atendimentos cardiológicos e eletrocardiograma, bem como implantamos consulta combinada com exames. Além disso, obtivemos maior agilidade nos pareceres e consultas destinadas à avaliação de risco cirúrgico, com consequente celeridade na realização de cirurgias”, afirmou a gestora.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Huac-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações do Huac-UFCG
Huac - UFCG
exame