Mês da mulher

Maternidade da Ebserh na Bahia realiza mutirão de mamografias

ter, 12/03/2019 - 14:07

Exames voltados para mulheres acima de 40 anos serão agendados por telefone até dia 16/03

Foto: Exame permite visualizar pequenas alterações e detectar um nódulo mesmo que ele não seja palpável

Salvador (BA) – Em comemoração ao mês da mulher, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Rede Ebserh, está realizando um mutirão de mamografias para mulheres acima de 40 anos de idade. Com início na última quinta-feira, 7, o mutirão vai até o próximo sábado, 16, com 30 atendimentos por dia.

Os exames devem ser agendados por telefone e não é preciso a solicitação médica. No dia marcado para o exame, é preciso apresentar a cópia do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O agendamento deve ser feito das 8 às 12h e das 14 às 17h presencialmente ou por meio dos telefones (71) 3283-9306.

A mamografia é uma radiografia das mamas que permite visualizar pequenas alterações e detectar um nódulo mesmo que ele não seja palpável, possibilitando ainda descobrir o câncer de mama em fase inicial. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e as mulheres acima de 40 anos são as principais vítimas da doença. A doença tem cura se for descoberta no início.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, a MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações da MCO-UFBA
MCO - UFBA
mulheres