Ampliação

Ebserh oferece atendimento em 15 novas especialidades em São Carlos

sex, 15/03/2019 - 10:25
Foto: Unidade passa a oferecer 39 ambulatórios em 28 especialidades para atendimento ao público Foto: Unidade passa a oferecer 39 ambulatórios em 28 especialidades para atendimento ao público

Ampliação do HU-UFSCar foi possível graças aos profissionais contratados por meio de concurso

São Carlos (SP) – O serviço ambulatorial do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou ampliou seu atendimento com a oferta de serviços em 15 novas especialidades. Agora, o HU passa a oferecer 39 ambulatórios em 28 especialidades para atendimento ao público, mediante agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidades Médicas (Ceme) de São Carlos.

A ampliação foi possível graças a profissionais contratados pela Ebserh por meio de concurso. Hoje, o hospital conta com 277 empregados públicos, além de terceirizados e funções de apoio que, estrategicamente, não foram previstas pelo concurso. As escalas de trabalho das equipes assistenciais foram reorganizadas e alguns serviços ambulatoriais que ocorriam na UFSCar passaram a ser realizados diretamente no hospital da Ebserh, com aumento do número de professores e alunos atuando na unidade.

Os novos ambulatórios são nas seguintes especialidades: Ginecologia Endócrina; Urologia Geral; Uroginecologia; Doenças Inflamatórias Intestinais; Gastroenterologia Cirúrgica; Geriatria; Pós-alta de Pediatria e Clínica Médica; Obesidade Infantil; Infectologia Geral (casos agudos); Patologia do Trato Genital Inferior; Transtornos Cognitivos; Dermatologia Geral e Procedimentos; e Curativos. Para abril ainda há a previsão de implementar duas outras especialidades: Pequenas Cirurgias; e Diagnóstico por Biópsia e Aspirado de Medula Óssea.

Um dos novos ambulatórios – o de Geriatria – é o único dessa especialidade na região de São Carlos, destinado a pacientes idosos não acamados, mas que apresentam risco de queda ou mudança no comportamento cognitivo. "O ambulatório de Geriatria trará um diferencial no atendimento à população, que tem apresentado demanda crescente nos cuidados para esse público. Agora poderemos oferecer tratamento com qualidade e estrutura adequadas", afirma Ângela Leal, superintendente do HU.

Nos ambulatórios, o paciente é atendido pelo médico especialista e recebe orientação multidisciplinar. "As equipes são formadas por médicos especialistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores físicos que fazem acompanhamento multiprofissional”, afirmou Meliza Roscani, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU.

Outro aspecto é aliar a assistência ao ensino, à pesquisa e à extensão, o que ressalta o caráter de formação de um hospital universitário. “Os atendimentos também são realizados por estudantes e residentes do curso de Medicina da UFSCar, sob a supervisão dos preceptores e docentes", explicou Melize.

Especialidades

Os ambulatórios de especialidades do HU-UFSCar tiveram início em 2017 e, atualmente, oferecem em média 1,7 mil consultas mensais, contribuindo para o atendimento à população de São Carlos. "Essa oferta colabora muito com a saúde pública no município; temos um atendimento diferenciado ao paciente, seguimento regular, prescrição médica e damos acesso a vários exames, contribuindo para prevenção e tratamento de doenças", destacou Meliza.

As especialidades que já eram oferecidas são: Cardiologia (três ambulatórios); Diabetes Multidisciplinar (com endocrinologista, educador físico e nutricionista); Endocrinologia; Nefrologia (dois ambulatórios); Hematologia (dois ambulatórios); Fonoaudiologia (três ambulatórios); Gastroenterologia e Hepatologia (três ambulatórios); Alergia e Imunologia Pediátrica; Avaliação Pré-operatória em Cardiologia.

"Em seu conjunto, os ambulatórios expandirão significativamente a oferta de serviços de saúde de qualidade", concluiu a superintendente Ângela Leal.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações do HU-UFScar
HU - UFSCar
hu-ufscar