Saudável Infância

Projeto humaniza estadia de crianças no hospital da Ebserh em Aracaju

qua, 17/04/2019 - 10:40

São realizadas atividades como apresentação musical, oficina de dança circular, pintura, piqueniques, teatro, contação de histórias, entre outras

Participam profissionais como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, técnico em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, entre outros

Aracaju (SE) – Um projeto em andamento no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, tem trazido mudanças positivas para crianças internadas na instituição. Chamado de Saudável Infância, o projeto traz a proposta de realizar atividades humanizadas com crianças internadas e com os seus acompanhantes.

A ação é feita em ambiente externo à enfermaria, mas dentro da área da instituição hospitalar, conforme fala um dos responsáveis pelo projeto, o psicólogo Jakson Gama. “Programamos periodicamente atividades como apresentação musical, oficina de dança circular, pintura, piqueniques ou outras ações nutricionais, apresentação de teatro de atores ou de fantoches, contação de histórias, entre outras”, conta.

Ele explica que o Saudável Infância nasceu da perspectiva de fazer uma atividade diferente e prazerosa com as crianças internadas. “O nosso objetivo é minimizar o sofrimento do processo de internamento hospitalar, além de favorecer a adesão ao tratamento, prestar orientações de precauções e higiene, permitir visita estendida aos familiares, restituir a saúde psíquica e, claro, promover o bem-estar”, detalha.

De acordo com o psicólogo, a equipe médica prescreve diariamente se o paciente tem alguma restrição e se pode participar ou não do projeto. Somente com a anuência e participação da equipe de enfermagem as ações podem ser realizadas. Participam profissionais como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, técnico em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, entre outros, o que ajuda a diminuir os riscos no momento em que a criança sai da enfermaria.

Rede Hospitalar Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Com informações do HU-UFS
HU - UFS
Saudável Infância
projeto
pacientes
crianças
internação
hu-ufs