REDE EBSERH

Mais de 100 crianças em fila de espera passarão por cirurgia

sex, 03/05/2019 - 13:30

Hospitais da Rede Ebserh participam de mutirão pediátrico nacional

Objetivo é abreviar o tempo de espera dos pacientes para a realização dos procedimentos

Brasília (DF) – O Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, coordenado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, chega à sua 13ª edição com a participação de quatro hospitais da Rede Ebserh. Tendo como base o dia 4 de maio, próximo sábado, o esforço dos hospitais da Rede Ebserh pretende beneficiar 110 crianças que estavam na fila de espera por cirurgias eletivas nas cidades de Campina Grande (PB), Recife (PE), Uberaba (MG) e Curitiba (PR).

Participam da ação o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (Huac-UFCG), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Os pacientes já foram selecionados, conforme as filas existentes nas próprias unidades.

Segundo o cirurgião pediátrico do Huac-UFCG, Ewerton Souza, a unidade realizará 50 cirurgias de menor complexidade, em quadros como fimoses, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias inguinais. “Vamos operar crianças de 0 a 18 anos incompletos, que são pacientes da fila dos ambulatórios”, explicou o especialista.

No HC-UFPE serão atendidos 35 pacientes de até 17 anos para correções de hérnia umbilical, hérnia inguinal, sinéquias (aderência dos pequenos lábios vaginais), anquiloglossia (freio lingual curto) e hipospádia (malformação genética na uretra masculina) – cirurgia em que o HC é referência em Pernambuco. “Esses mutirões são necessários porque desafogam as filas de espera, sendo importantes não só para a instituição, mas, principalmente, para as crianças que são a principal razão do nosso cuidado’’, explica o chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC-UFPE, Luiz Alberto Araújo.

O HC-UFTM agendou 25 cirurgias de hérnia dos tipos inguinal e umbilical, além de procedimentos de urologia pediátrica em pacientes de até 13 anos de idade. Foram reservadas quatro salas de cirurgia exclusivamente para a ação. “Como a média de cirurgias pediátricas na instituição é em torno de três a quatro por semana, em um único dia faremos a fila de espera avançar dois meses”, avalia José Humberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos do HC-UFTM.

O CHC-UFPR fará parte do mutirão da cirurgia da criança pelo terceiro ano consecutivo. O procedimento escolhido foi a postectomia por ser a cirurgia mais prevalente na fila de espera hospital e também por ser um procedimento com tempo cirúrgico reduzido, o que permite realizar mais procedimentos. Serão operadas em torno de 20 crianças, o que permitirá a redução da fila de espera. 

O mutirão tem como objetivo abreviar o tempo de espera para a realização de cirurgias pediátricas e restituir a qualidade de vida de crianças e adolescentes em prazo mais curto. Desde 2006, a ação beneficiou milhares de crianças e adolescentes em inúmeras localidades do país.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais ligados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social com informações do HUs
HC - UFPE
HC - UFTM
Huac - UFCG
hc-ufpe
hc-uftm
huac-ufcg
mutirão de cirurgias pediátricas
Rede Ebserh