Maternidade

Dia das Mães é comemorado na Rede Ebserh com homenagens e ações de humanização

sex, 10/05/2019 - 12:39

Atividades incluíram sessão de fotos, café da manhã, palestras, maquiagem e massagem

Unidades da Rede Ebserh preparam uma semana com programação voltada para as funcionárias e pacientes

Brasília (DF) – Em comemoração ao Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, 12 de maio, as unidades da Rede Ebserh preparam uma semana com programação voltada para as funcionárias e pacientes, com diversas atividades de saúde e humanização.  Na sede da estatal, houve uma sessão especial de fotos com as funcionárias grávidas, além de fotos com as colaboradoras que já têm a experiência da maternidade, quando elas apresentaram as imagens de seus filhos em celulares para o registro fotográfico.

Uma das futuras mães, a assistente administrativo da sede da Ebserh, Samira Guedes, contou a sua experiência com a sessão de fotos com as funcionárias grávidas. “Me senti lisonjeada com a lembrança e carinho comigo em relação ao Dia das Mães. Mais importante que gerar um filho, é ter um filho. E isso ficou exemplificado quando todas as mãezinhas foram lembradas de alguma forma. Gostei também da mensagem colocada na área de trabalho, lembrou-se de todos os tipos de mamães e de forma muito especial”, disse.

Sul

Em Curitiba (PR), o Complexo Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) inaugurou um setor renovado, que representa um presente para as mães atendidas pela instituição. O novo Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC trará muito mais conforto e acessibilidade para gestantes e seus acompanhantes, beneficiando também todos os profissionais que trabalham na unidade.

Em Pelotas (RS), o Hospital Escola (HE-UFPel) preparou diversas atividades para as mães colaboradoras do HE e mães com filhos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da instituição. Houve limpeza de pele, maquiagem, massagem, corte de cabelo, escova e penteados, bate-papo para troca de experiências entre as mães e sessão de fotos.

Sudeste

Em Belo Horizonte (MG), O Hospital das Clínicas (HC-UFMG) promoveu ações para as mães de pacientes internados na pediatria, com corte e escova de cabelo, doação de produtos de higiene pessoal doados pelos trabalhadores, roda de conversa com as mães, entrega de presentes e uma palestra com o tema “Essa estranha conhecida”.

Centro-oeste

Em Campo Grande (MS), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) realizou um café da manhã com apresentação musical (voz e violão) de um colaborador da unidade. O evento foi previsto para 200 pessoas, entre colaboradoras e terceirizadas, com entre de bombons com mensagens em homenagem às mães.

Em Dourados (MS), o Hospital Universitário (HU-UFGD) realizou uma exposição com fotos das colaboradoras da unidade. O painel organizado em homenagem ao Dia das Mães, no HU-UFGD. Para a atividade, foi solicitado às colaboradoras que respondessem por meio de fotografias a pergunta: "O que é a maternidade para você?". Diante das imagens enviadas por funcionários dos mais diversos setores, foi montado um mural, que uniu as fotos a palavras que simbolizam a atuação da mulher enquanto mãe.

Norte

Em Belém (PA), a programação do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA) incluiu apresentação de coral, oficina de artesanato para confecção de chaveiro, visita às mães da pediatria e feira de artesanato. Houve ainda homenagem a uma funcionária escolhida para representar todas as mães do hospital, a auxiliar de enfermagem Maria Umbelina, que trabalha há 40 anos no HUJBB.

Nordeste

Em Salvador (BA), na Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) houve feira de artesanato, oficina de automaquiagem, atividade de relaxamento, entrega de cartões e declamação de poesia com grupo de teatro, café da manhã e lanche especial, além de homenagem com a publicação de fotos das funcionárias com seus filhos nos veículos da unidade.

Em Campina Grande (PB), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (Huac-UFPB) elaborou um evento com ginástica laboral, massagem relaxante, Spa Day, ensaio fotográfico, chá da tarde, homenagens e outras atividades.

Em João Pessoa (PB), o Hospital Universitário Lauro Wnderley (HULW-UFPB) promoveu uma "Tarde de Beleza", com tratamento e pintura das unhas e cortes de cabelo para servidoras e usuárias do HU. Houve ainda uma homenagem, com a recepção das mães que chegavam para trabalhar com música e uma mensagem acompanhada de um chocolate. Também foi realizada uma festa com brindes, depoimentos em um vídeo e presentes.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Dia das Mães é comemorado na Rede Ebserh com homenagens e ações de humanização

Unidades da Rede Ebserh preparam uma semana com programação voltada para as funcionárias e pacientes

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social com informações dos HUs
Ebserh Sede
dia das mães
homenagens
ações
atividades