REDE EBSERH

Pacientes pediátricos têm acesso a aplicativo que estimula hábitos saudáveis

qui, 16/05/2019 - 15:44

Programa do HU-UFS é gratuito e traz inicialmente três jogos educativos

Software tem como foco a alimentação saudável, a higiene e o estímulo motor das crianças

Aracaju (SE) – Após ter feito uma cirurgia, a pequena Ane Caroline dos Santos, de quatro anos, foi para a internação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Hospitalar Ebserh. Sem ter o que fazer durante o tratamento, ela foi apresentada ao HU Kids, um aplicativo totalmente gratuito, que possui jogos com foco em alimentação saudável, higiene e estímulo motor. “Eu gosto de brincar, de ver desenhos coloridos e de comer frutas, minhas preferidas são uva e maçã. Fico jogando só esperando a uvinha aparecer”, falou empolgada.

Desenvolvido especialmente para o HU-UFS, o software traz, inicialmente, três jogos que estimulam hábitos saudáveis, além da possibilidade de distrair pacientes pediátricos em suas consultas ou internamentos. O programa pode ser instalado em aparelhos de telefone celular do tipo Android. A mãe de Ane Caroline, Lourença de Jesus, também aprovou. “Não tenho problema nenhum com ela para comer fruta. Ela está adorando brincar com esse joguinho, e ela mexe no celular melhor do que eu”, afirmou.

O aplicativo foi proposto como parte prática de uma disciplina do curso de Sistemas de Informação da UFS, ministrada pela professora Adicinéia Oliveira, que também é chefe do Setor de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do HU-UFS. De acordo com ela, a ideia surgiu quando o setor começou a receber pais de crianças internadas solicitando liberação de acesso à rede wi-fi. “Questionando os pais, eles comentavam sobre a possibilidade de dar à criança uma opção para se distrair enquanto esperavam por consulta ou estavam internadas. Foi assim que começou a nascer a ideia de desenvolver uma plataforma de jogos com atividades educativas”, resumiu Adicinéia.

Os alunos Nilson Júnior e Wallacy Santos, e o analista de TI do HU-UFS, João Amaury, participaram da equipe de desenvolvimento. Mas para finalizar o HU Kids, outros profissionais do hospital, como enfermeiro e psicólogo com vivência mais aproximada com as crianças, também se envolveram, dando sugestões de conteúdo. “Reunimos a equipe do hospital, colhemos sugestões de outros profissionais e conseguimos desenvolver o aplicativo sem propagandas, sem incentivo à competição e sem figuras ou palavras violentas. A criança apenas ganha algumas estrelinhas, mas os jogos não têm o intuito de criar uma competição”, explicou.

O garoto Alexandre Matheus Lima, com nove anos, testou os três joguinhos disponíveis enquanto aguardava para ser atendido em uma consulta. “Gosto muito de jogar no celular. Achei muito divertido, e são jogos que minha mãe vai sempre deixar usar, porque não tem nada de violência”, ressaltou Alexandre. Para a recepcionista Janicléia Santos, mãe de Alexandre, os jogos são a brincadeira preferida do filho. “Ele gosta bastante de se distrair com aplicativos no celular, e esses joguinhos são ótimos, porque são educativos de verdade. É importante tirar o foco de coisas violentas ou que nada trazem para aprendizagem da criança”, pontuou.

Atualmente, quem baixa o aplicativo dentro do ambiente do HU-UFS pode usá-lo tranquilamente em qualquer lugar. No entanto, em breve, será possível baixar o aplicativo também fora do hospital. Existe ainda uma versão disponível para tablet e notebook. Além disso, alunos de uma nova turma de TI da UFS darão continuidade ao aplicativo, aprimorando e adicionando novos jogos.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Pacientes pediátricos têm acesso a aplicativo que estimula hábitos saudáveis

Programa do HU-UFS é gratuito e traz inicialmente três jogos educativos

Fonte
Com informações do HU-UFS
HU - UFS
aplicativo infantil
jogos educativos
crianças
pacientes pediátricos
hu-ufs
tecnologia
jogos