Avaliação

Pesquisa de Satisfação avalia serviços prestados pelos hospitais da Rede Ebserh

sex, 24/05/2019 - 13:08

Realizada pelo sexto ano, iniciativa avalia a opinião dos cidadãos visando melhorias no atendimento

Pesquisa de Satisfação dos Usuários tem início nesta quarta-feira nos hospitais da Rede Ebserh

Brasília (DF) – Os hospitais universitários da Rede Ebserh estão realizando o primeiro ciclo do ano da Pesquisa de Satisfação dos Usuários. A pesquisa começou na última quarta-feira, 22, e vai até o dia 28 de junho. Este é o sexto ano em que os hospitais da Rede Ebserh são incentivados a aplicar a consulta. As entrevistas com os participantes ficam a cargo das Ouvidorias, por seu caráter pedagógico, instrumental e estratégico dentro dos hospitais.

De acordo com a ouvidora-geral da Ebserh, Savana Dantas, serão consultados usuários nas áreas de internação e ambulatorial, usando o formato de amostragem por proporções. “Assim, nos quarenta hospitais da Rede Ebserh, teremos condições de entrevistar mais de 12 mil usuários”, declarou.

A pesquisa avalia tempo de espera, estrutura, atendimento, higiene/limpeza, organização, refeições, confiança e possibilidade de indicação do serviço a terceiros, visando contribuir para a qualidade da assistência prestada ao cidadão, além de seguir as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e cumprir a Lei 13.460/2017 e o Decreto 9.094/2017, que asseguram a participação do cidadão na avaliação dos serviços realizados pelos órgãos públicos federais.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Ebserh Sede
ouvidoria
pesquisa
Melhoria