Estudos científicos

Ebserh possibilita aumento de 500% em pesquisas clínicas nos hospitais do Ceará

qua, 21/08/2019 - 16:29

HUWC e Meac saltaram de nove estudos realizados em 2012, para 44 em 2018

A atuação da Ebserh e a relevância dos números foram destacados no Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência do HUWC

Fortaleza (CE) – Melhoria da gestão, investimentos em equipamentos e estrutura e reforço de pessoal por meio de contratação por concurso público. Essas ações realizadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalar (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), possibilitaram uma evolução significativa nas pesquisas clínicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que junto à Maternidade Escola Assis Chateuabriand (Meac), forma o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará.

O hospital saltou de nove estudos realizados em 2012, para 44 em 2018, quase 500% de aumento. A atuação da Ebserh e a relevância dos números foram destacados no “Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência: experiências bem-sucedidas e desafios do HUWC”, ocorrido nesta terça e quarta-feira, 20 e 21 de agosto. Com 195 inscrições e 146 trabalhos aprovados em cinco categorias de exposição, o congresso é considerado o maior evento científico já realizado no HUWC depois que passou a ser administrado pela Ebserh.

Presente na abertura do evento, a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, ressaltou a relevância de se conhecer boas práticas de cada unidade para disseminar as ações em toda a rede, citando o avanço do Complexo Hospitalar da UFC como um ‘case de sucesso’. “É muito importante discutir o que se faz em um hospital, mostrar o impacto positivo das ações em conjunto com a Ebserh. E resultado do Ceará é consequência de um trabalho iniciado há aproximadamente quatro anos, com o lançamento do EpecSUS, salientou a coordenadora se referindo ao Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o Sistema Único de Saúde.

A chefe da Unidade de Pesquisa Clínica dos hospitais da UFC, Erika Gondim, lembrou o quão foi importante a chegada da Ebserh para alavancar as pesquisas clínicas. “Não tínhamos materiais, equipamentos, nem pessoal. Após a entrada da Ebserh, conseguimos viabilizar alguns materiais e equipamentos, como também a vinda de profissionais para o setor. A partir daí, passamos a organizar o setor, elaborando protocolos, fluxos, procedimentos, estruturando os setores, permitindo maior controle de todas as pesquisas que são realizadas e proporcionando suporte aos pesquisadores”, contou Erika. O trabalho da equipe também ressaltado por Caroline Valero. “Não adianta ter estrutura se não tiver a regulamentação das atividades, o fluxo definido e processos de trabalho alinhados, como acontece no Ceará. Tudo isso resulta no crescimento das pesquisas”, avaliou.

O congresso faz parte da programação da Semana de Aniversário de 60 Anos do Hospital Universitário Walter Cantídio, realizada de 19 a 25 de agosto. Na programação, solenidade de abertura das comemorações, exposição fotográfica, congresso científico, mutirão de serviços, ato ecumênico e passeio ciclístico.

Sobre a Ebserh

O HUWC-UFC faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Ebserh possibilita aumento de 500% em pesquisas clínicas nos hospitais do Ceará

HUWC e Meac saltaram de nove estudos realizados em 2012, para 44 em 2018

Fonte
Com informações do HUWC-UFC/Ebserh
HUWC - UFC
huwc-ufc
congresso
ensino e pesquisa
pesquisa clínica