Investimentos

Ebserh viabiliza obra para ampliar oferta de energia elétrica no HUB

sex, 23/08/2019 - 15:20

Serão construídas uma subestação central e duas menores, além da reforma de duas existentes

Brasília (DF) – Nesta sexta-feira, 23, foi assinada um contrato de objetivos para início das obras de uma nova subestação de energia elétrica no Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília e administrado pela Rede Ebserh (HUB-UnB/Ebserh). A assinatura foi feita pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e pela superintendente da unidade hospitalar, Elza Noronha. Serão investidos R$ 15,6 milhões até a finalização da obra.

Acompanhado do vice-presidente da estatal, Eduardo Vieira, e de outros gestores da instituição, Ferreira afirmou que é fundamental ter iniciativas e investimentos para melhorar a estrutura já existente nos hospitais e que isso reflita na melhoria da assistência e do ensino e pesquisa. “O objetivo não é ampliar salas ou imóveis. Eu quero ter a melhoria daquilo que já possuímos. Não adianta ter mais prédios sem uma infraestrutura digna. É o que faremos aqui, em um hospital tão importante quanto o HUB”, salientou o presidente da Ebserh.

O projeto prevê a instalação de uma subestação central e duas menores, além da reforma de duas já existentes que, por serem antigas, requerem modernização. A obra trará sustentabilidade e ampliação da oferta de eletricidade, além de melhorar a qualidade da energia entregue ao hospital. Outra novidade é a implantação de um gerador elétrico para emergências. Em caso de falta de luz, o antigo equipamento abastecia as áreas críticas; agora, haverá cobertura em todo o HUB.

O vice-presidente da Rede Ebserh lembrou a importância da energia elétrica para os serviços assistenciais do hospital. “Várias ações que poderíamos fazer no HUB ficam impedidas ou limitadas justamente pela carência de energia. Essa obra também evitará que a energia caia no meio de um procedimento importante. E com esse contrato de objetivos, podemos dizer que não são apenas palavras ou discursos. As ações se concretizarão realmente”, destacou Vieira.

A opinião foi compartilhada por Elza Noronha. “É um marco importante para nós porque é justamente essa estrutura que dará toda a sustentação energética para que possamos construir outros prédios e também qualificar a infraestrutura do HUB”, afirmou a superintendente.

Mais investimentos

Após a assinatura do contrato de objetivos, os gestores visitaram a área destinada à subestação central e outro espaço que passa por reforma: a Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME), responsável pela limpeza e distribuição interna de todos os artigos e materiais utilizados na rotina diária do hospital. A obra também recebeu repasses do Rehuf e a expectativa é de término no final deste ano, antes do prazo estipulado inicialmente.

Essa reforma prevê a ampliação do espaço físico e novos equipamentos, que possibilitarão a modernização e maior agilidade no processo de esterilização, garantindo melhores condições de trabalho aos funcionários e assistência segura ao paciente.

Saiba mais

Subestação é o conjunto de equipamentos necessários para receber a energia elétrica da concessionária – nesse caso específico a Companhia Energética de Brasília – para o funcionamento do hospital. Já o contrato de objetivos é um documento que estabelece o compromisso do HUB em concluir a obra, para que haja a liberação dos recursos necessários meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também gerido pela Ebserh.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Ebserh possibilita obra para ampliar oferta de energia elétrica no HUB

Serão construídas uma subestação central e duas menores, além da reforma de duas existentes

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Ebserh Sede
HUB-UnB
subestação
energia elétrica
contrato de objetivos