Oportunidade

Inscrições até 20 de janeiro para o Processo Seletivo de Residência Médica no Pará

sex, 10/01/2020 - 16:23

Escolha ocorrerá em apenas uma fase, com prova a ser realizada em Belém-PA, no dia 2

Belém (PA) – O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abre inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica 2020 (PSRM). Serão ofertadas vagas nos programas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Endocrinologia, Geriatria, pneumologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras, com diploma devidamente revalidado no Brasil, por universidade pública reconhecida pela legislação vigente e de acordo com as resoluções específicas, também podem participar da seleção.

Segundo Regina Barroso, Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, a Residência Médica é uma grande conquista do Hospital Barros Barreto. “Por meio dessas oportunidades no programa de residência, nós podemos formar recursos humanos para a Amazônia, no sentido de qualificar esses médicos para o mercado de trabalho e para termos uma maior qualidade no atendimento à sociedade”, ela explica.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.ceps.ufpa.br, até às 17h do dia 20 de janeiro. O processo seletivo ocorrerá em apenas uma fase, que consiste na realização da prova a ser realizada em Belém-PA, no dia 02 de fevereiro.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

“Vale ressaltar que o atendimento do Hospital Universitário Barros Barreto é exclusivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo assim, as residências médicas, em todas essas especialidades, buscam ensinar a ética e humanização no atendimento à população do norte do país” afirma Regina Barroso.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Desde outubro de 2015, o CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh com informações do HUJBB-UFPA