Minha História com a Rede Ebserh

“Cuidaram de meu filho durante os 6 meses e 10 dias que ficamos na Mejc”

Eu dei entrada na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) no dia 25 de agosto de 2018. Estava com 25 semanas de gestação, muito aflita, minha bolsa estourou e era meu primeiro filho.

No dia 31 de agosto, João Miguel veio ao mundo, prematuro extremo, foi encaminhado para a UTINeo e passou por várias intercorrências. Foram dias difíceis, muitas dúvidas, medos, mas o tempo todo eu estava confiante em Deus e na equipe de profissionais que nos acolheu. Cuidaram de meu filho durante os 6 meses e 10 dias que ficamos na Maternidade.  

Aqui, pude ficar no espaço das mães acompanhantes e estar perto de meu pequeno durante todo esse tempo, tivemos todo o apoio e orientação. A Mejc tem uma equipe de profissionais muito empenhada, atenciosa, preparada para o que faz. Com o passar dos dias, João Miguel foi evoluindo, ganhou peso, teve alta da UTI e foi para a Enfermaria Canguru. Dia após dia, celebrávamos uma vitória.

Hoje, estou com meu o meu filho em casa. Ele está traqueostomizado [orifício na traqueia para a passagem de um tubo a fim de facilitar a passagem de ar para os pulmões], devido a uma insuficiência respiratória. Mas está bem e se desenvolve a cada dia.

Ter vindo para esta Maternidade fez toda diferença. Só tenho a agradecer a Deus a oportunidade de ter estado aqui, pois se fosse em outro lugar, não sei se teríamos sido tão bem atendidos e se teríamos vitória nessa luta. Estar com João Miguel em meus braços é maravilhoso, é a coisa mais importante em minha vida.

Elisangela Medeiros do Nascimento, 25 anos, dona de casa

Sobre a Rede Ebserh

A Mejc faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MEJC - UFRN
mejc
joão miguel
uti
prematuro