Minha História com a Rede Ebserh

“Ele passou aquela segurança. Depois disso não chorei mais, não me preocupei mais”

“Ele passou aquela segurança. Depois disso não chorei mais, não me preocupei mais”

Jeniffer Crusco enfrentou uma gravidez de alto risco. Seu filho, Luís Marcelo, nasceu de um parto complicado. Sua primeira casa foi a UTI Neonatal do HC-UFPR, na qual teve que ficar internado devido às complicações de sua chegada ao mundo. No HC, o recém-nascido encontrou o tratamento que precisava para poder seguir sua vida com a força e saúde necessárias. Sua avó, Helena Beatriz Colonhese do Amaral, presente em todos os momentos do tratamento de Luís, encontrou no cuidado da equipe do HC a segurança que procurava. Helena conta que quem conseguiu lhe passar essa tranquilidade foi o médico encarregado do tratamento. “Ele passou aquela segurança. Depois disso não chorei mais, não me preocupei mais. Ele me deu essa tranquilidade e isso foi muito importante para mim”, afirma.

Helena é ultramaratonista. Sua paixão é percorrer longas distâncias, testando o corpo e a mente. Ao assistir a recuperação e o progresso de seu neto no HC, ela decidiu que queria dar algo em retorno ao hospital, um gesto de solidariedade e agradecimento. Unindo o útil ao agradável, a avó de Luís Marcelo percebeu que poderia organizar um percurso beneficente visando contribuir para o hospital. “Eu entrei em contato com os Amigos do HC, que me informaram que a arrecadação de itens de higiene pessoal seriam uma boa contribuição no momento para o hospital. E foi isso. Em 13 dias consegui organizar o evento”, conta.

Com o título de Treinão Beneficente, o percurso de três quilômetros aconteceu no dia 24 de novembro. Partindo da Praça Nossa Senhora da Salete em direção ao HC e novamente retornando à Praça, Helena estima que aproximadamente 100 pessoas devem ter comparecido ao evento, doando kits de higiene pessoal para a causa. “Comecei a divulgar nos grupos de corrida e a chamar mais gente e conseguimos organizar”, conta a maratonista.

Seu neto, Luís Marcelo, se recuperou e já passa seus dias com a família. Sua história continua inspirando a avó, que se animou ao ver o resultado de seus esforços, arrecadando recursos para o hospital e organizando o evento em tão pouco tempo. Helena já revela que prevê outro Treinão para abril, no dia seis. O foco é o mesmo, segundo ela. Ajudar o HC através do exercício e da solidariedade.

Helena, ultramaratonista, avó do Luís Marcelo, ex-paciente do HC-UFPR

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma entidade pública ligada ao Ministério da Educação (MEC). Responsável pela administração de 40 hospitais universitários distribuídos por todas as regiões do país, a empresa ainda é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Região sul
HC - UFPR