Minha História com a Rede Ebserh

“Eu acredito muito que o HUWC vai salvar a minha vida de novo”

Há 11 anos sofro de insuficiência renal. Desde então, venho sendo acompanhada aqui no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Passo por diálise – processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente – três vezes por semana e estou me preparando para ser submetida a um novo transplante renal. E, quando ninguém imaginava, muito menos recomendava, aconteceu: eu engravidei! Um risco enorme, muitos disseram.

Todo mundo – médicos, profissionais de enfermagem, psicólogas, assistentes sociais – abraçou a minha gravidez como se fosse de cada um. Fui encaminhada para acompanhamento de pré-natal na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, também do Complexo Hospitalar, e passei a dialisar diariamente no HUWC. Fizeram de tudo para todas essas mudanças serem possíveis. Por isso, consegui ter uma gravidez tranquila, e minha filha nasceu na 37ª semana de gestação.

Hoje, com um ano e seis meses de vida, Ana Vitória é saudável e eu voltei para a fila do transplante de rim. Eu acredito muito que o HUWC vai salvar a minha vida de novo, como já fez tantas vezes! Em 2019, vou realizar mais este sonho!

Luiza Raquel de Sousa, de 35 anos

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

HUWC - UFC