Minha História com a Rede Ebserh

"Foi indescritível obter assistência com excelência de forma gratuita"

01022019 - zilmar fernandes

Sou gerente administrativa do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e estava em pleno exercício das atividades até o meio do ano passado, quando fui obrigada a me afastar pela descoberta de um câncer de mama. Não imaginava que aquele diagnóstico traria junto uma visão da saúde pública que eu não tinha, sob o ângulo de paciente.

Ingressei no Sistema Único de Saúde (SUS) como paciente, assim como qualquer cidadão. É conhecido da população que as referências para tratamento de câncer no Rio Grande do Norte são a Liga Contra o Câncer e o Hospital Universitário Onofre Lopes, onde integro a gestão.

Já adoeci inúmeras vezes, claro, mas agora a doença era grave e necessitava de um tratamento complexo e diferenciado. Assim, senti o quanto um profissional de saúde contribui para transmitir amparo e humanidade, e como a estrutura do hospital também é importante. Esse é o caso do Huol, onde profissionais capacitados utilizam a melhor tecnologia para nos assistir. Inserida no dia a dia de um paciente, entendi a importância da rede universitária.

Fiz amizades, compartilhei expectativas e aflições, troquei apoio, não com objetivo de gestão, mas com a carga emocional de quem precisa de cuidado. Foi indescritível minha emoção ao obter assistência com excelência de forma gratuita no Huol. Voltei ao trabalho, a caminhada ainda é longa, mas a confiança foi fortificada.

Zilmar Fernandes, Natal/RN

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Huol - UFRN