Minha História com a Rede Ebserh

“A MCO-UFBA é um exemplo de humanização no atendimento”

“A MCO-UFBA é um exemplo de humanização no atendimento”

Quando descobri que estava grávida, comecei a fazer o meu pré-natal na Unidade Básica de Saúde do bairro que eu moro e fiz o acompanhamento normalmente. Mas quando completei 26 semanas de gestação, a minha bolsa rompeu precocemente e eu tive que ir para a emergência.

Fui atendida em uma maternidade de Salvador, que não tinha vaga para me internar, e acabei sendo encaminhada para a Maternidade Climério de Oliveira; e essa foi a melhor coisa que me aconteceu porque na outra maternidade eu não estava sendo bem tratada. Foi o suporte que tivemos na Climério de Oliveira que garantiu o desenvolvimento que a minha filha tem hoje.

Fiquei internada durante quatro semanas até o momento do parto, que foi normal. A Maria Eduarda nasceu no dia 31 de janeiro, prematura de 30 semanas de gestação, e enfrentou 23 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e mais 20 dias na Unidade de Cuidados Intermediário Neonatais Canguru (UCINCa). Hoje, com nove meses de idade, minha filha é acompanhada no ambulatório de Follow up da MCO-UFBA onde vai ficar até os sete anos de idade.

A Maternidade Climério de Oliveira é um exemplo de humanização no atendimento. Logo após o meu parto, a equipe me permitiu dar um beijo na minha filha antes de ser levada para os cuidados imediatos da UTI.

Sou eternamente grata ao atendimento que tive na Climério, pois recebi todo o suporte e orientação desde a minha internação até a alta da minha filha. A equipe sempre me manteve atualizada de todos os procedimentos e sempre cuidou com muita atenção de mim e da minha filha, garantindo também a participação da nossa família.

Sou enfermeira recém-formada e ainda não tive oportunidade de trabalhar na área por conta do nascimento da minha filha. Aprendi muito na Climério, acompanhando as atividades das equipes e não vejo a hora da Ebserh abrir outro concurso porque eu quero vir trabalhar aqui.

Edla Queiroz Brito, 25 anos, enfermeira
Paciente da MCO-UFBA​

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o MCO-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Região nordeste
MCO - UFBA