Minha História com a Rede Ebserh

"Nem com atendimento particular eu teria a qualidade e o carinho que recebi no Huab"

Soraide Pereira da Silva e Ana Julia Azevedo da Silva, de 1 ano e 3 meses

Minha história com a Rede Ebserh, iniciou ainda em 2017. Sou moradora da cidade de Currais Novos (RN), distante 60 km de Santa Cruz (RN). Ao fazer consulta de pré-natal na maternidade da minha cidade, descobri que minha gravidez era gemelar (duas meninas). Fui encaminhada para o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) por conta de ser uma gravidez de risco e na minha cidade não ter suporte para o meu caso.

Na minha primeira consulta no Huab, fui muito bem acolhida, recebi todo atendimento protocolar e todas as orientações sobre os procedimentos a serem seguidos. E ainda, sobre os cuidados com a gravidez e o que poderia ser feito no hospital.

Como precaução, vim para Santa Cruz e fiquei hospedada na casa de uma amiga. Com quatro dias que estava aqui, a bolsa rompeu. Minhas filhas estavam com 30 semanas e 5 dias.

Nasceram Ana Júlia e Ana Lívia. Infelizmente, por terem nascido com vários problemas, com apenas dois dias de vida, Ana Lívia faleceu, apesar de as equipes que se revezaram no nosso atendimento terem se esforçado para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Tive apoio profissional de todas as áreas, inclusive a Psicologia. Permanecemos no hospital por 36 dias.

Desde a chegada ao hospital, fui muito bem acolhida, assim como a minha filha quando nasceu. Eu costumo dizer que fomos (e ainda somos) muito amadas. Por conta de tudo que aconteceu, se estabeleceu laços de amizades com muitos dos profissionais que atuaram naqueles momentos de muita tensão, angústia, sofrimento e, depois, de alívio pela vida da Aba Júlia.

Tudo foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tenho em mente que, se o atendimento fosse particular, eu não teria como pagar, mas também não encontraria a qualidade e o carinho que recebemos aqui no Huab.

Até hoje, recebo visitas e tenho o acompanhamento sempre carinhoso e dedicado dos profissionais do Huab.

Soraide Pereira da Silva
Mãe de Ana Julia Azevedo da Silva, de 1 ano e 3 meses

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Desde agosto de 20143, o Huab-UFRN faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Soraide, Ana Júlia e a equipe do Huab-UFRN, vinculado à Rede Hospitalar Ebserh

Huab - UFRN