Minha História com a Rede Ebserh

“Se não fosse pelo HC-UFPE, eu nem estaria mais vivo”

Minha história com a Rede Ebserh se descreve em gratidão. Nasci e moro no Recife (PE) e já tem dois anos que a minha saúde começou a ficar comprometida. Eu estava sentindo muito cansaço e fraqueza. Alguns médicos de outras instituições por onde passei afirmavam que se tratava de uma doença que tive durante a infância: o reumatismo.

No início deste ano, fui piorando consideravelmente a ponto de não conseguir mais desenvolver atividades simples do cotidiano como comer sozinho, tomar banho e até mesmo andar. Foi quando a minha família resolveu me levar para uma consulta com um médico reumatologista particular. No consultório, descobrimos que esse médico também atuava no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, que faz parte da Rede Ebserh (HC-UFPE). Após a avaliação, ele constatou que não se tratava de um caso reumatológico. Então, me encaminhou para um neurologista do HC.

Quando fui para a consulta com o neurologista, eu já estava muito debilitado. Então, fui imediatamente internado e passei por uma série de exames e chegamos ao diagnóstico: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Tive diversas complicações, parei na UTI, fiquei entubado e não conseguia mais falar. A equipe cuidou muito bem de mim e eu também me esforcei muito para melhorar. Saí da UTI e passei para a enfermaria. Não posso ter alta porque necessito de um equipamento para poder respirar e o processo na Justiça para obter esse equipamento não é rápido. O HC virou uma casa para mim.

O Hospital me doou uma válvula para eu conseguir falar. Seus profissionais instalaram uma televisão no meu quarto para eu poder acompanhar os jogos do meu time, o Sport, além do principal: me diagnosticaram, o que era muito angustiante não só para mim, mas para a minha família também. Sou muito grato ao Hospital e a toda equipe que é muito dedicada, integrada e comprometida. Aqui sou acompanhado por diversos profissionais que trabalham em conjunto para que eu tenha uma melhor qualidade de vida, para que eu me sinta bem. Se não fosse pelo HC, eu nem estaria mais vivo.

Rodrigo Tiago da Cunha Lima, gerente patrimonial
Paciente do HC-UFPE/Ebserh

Sobre a Rede Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE/Ebserh faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.