Minha História com a Rede Ebserh

“Só aqui no Barros Barreto conseguiram me diagnosticar corretamente”

“Só aqui no Barros Barreto conseguiram me diagnosticar corretamente”

Moro no município de Irituia, no Pará. Há cerca de um mês, comecei a sentir fortes dores no abdômen, que não passavam por nada. Os mais antigos disseram que era “dor de bola” (gases). As dores começaram a aumentar, e tive que ir para Belém me consultar; a viagem demora cerca de três horas de ônibus.

Fui em dois hospitais particulares, fiz exames de ultrassonografia, e o diagnóstico foi o mesmo nas duas vezes: gases. Ainda sentindo dores e com a pele amarelada, procurei o Sistema Único de Saúde, onde me encaminharam para o Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA e à Rede Ebserh. Novamente, fiz outra ultrassonografia e descobri que era pedra na vesícula, porém esta pedra já tinha ido para fora da vesícula e eu estava com infecção urinária e uma bactéria no sangue.

Tomei alguns medicamentos para as infecções e, uma semana depois, fiz a minha cirurgia de retirada da pedra, e foi um sucesso. Com quatro dias, já estava em casa. Retornei para a segunda consulta de acompanhamento após a cirurgia e, graças a Deus, está tudo bem, não sinto mais dor nenhuma. O atendimento aqui foi ótimo do início ao fim. Se não fosse o Barros Barreto, acho que eu poderia ter morrido, pois fui em três hospitais e só aqui conseguiram me diagnosticar corretamente.

Railene Alves Cruz, Belém-PA

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o HUJBB-UFPA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a instituição também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Região norte
HUJBB - UFPA