“Só aqui no Barros Barreto conseguiram me diagnosticar corretamente”

Moro no município de Irituia, no Pará. Há cerca de um mês, comecei a sentir fortes dores no abdômen, que não passavam por nada. Os mais antigos disseram que era “dor de bola” (gases). As dores começaram a aumentar, e tive que ir para Belém me consultar; a viagem demora cerca de três horas de ônibus.
Fui em dois hospitais particulares, fiz exames de ultrassonografia, e o diagnóstico foi o mesmo nas duas vezes: gases. Ainda sentindo dores e com a pele amarelada, procurei o Sistema Único de Saúde, onde me encaminharam para o Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA e à Rede Ebserh. Novamente, fiz outra ultrassonografia e descobri que era pedra na vesícula, porém esta pedra já tinha ido para fora da vesícula e eu estava com infecção urinária e uma bactéria no sangue.
Tomei alguns medicamentos para as infecções e, uma semana depois, fiz a minha cirurgia de retirada da pedra, e foi um sucesso. Com quatro dias, já estava em casa. Retornei para a segunda consulta de acompanhamento após a cirurgia e, graças a Deus, está tudo bem, não sinto mais dor nenhuma. O atendimento aqui foi ótimo do início ao fim. Se não fosse o Barros Barreto, acho que eu poderia ter morrido, pois fui em três hospitais e só aqui conseguiram me diagnosticar corretamente.
Railene Alves Cruz, Belém-PA
Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2015, o HUJBB-UFPA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a instituição também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.