1) Há integração do AGHU com SISREG?

Sim. No módulo Ambulatório, na opção “marcar consulta”, é possível importar arquivo SISREG para uma grade de agendamento pré-cadastrada, que recebe todas as marcações realizadas pela Regulação.

 

2) Como criar uma grade voltada para o Sisreg?

A grade deve seguir o mesmo padrão de criação das demais, entretanto algumas configurações específicas devem ser realizadas:

  • A situação dos horários devem estar como “sisreg”;
  • O horário agendado no arquivo txt deve ser o mesmo horário presente na grade;
  • O profissional deve ter apenas uma grade por especialidade;
  • O órgão pagador deve ser sempre SUS;
  • O tipo de autorização deve ser Secretaria Municipal de Saúde.

 

3) Alguns pacientes não são encontrados ao tentar importar o arquivo do SISREG, e posteriormente na consulta o cadastro é encontrado, porque isso acontece? E como devo proceder?

Isso pode acontecer pela falta de algum caractere no nome ou algum outro dado não encontrado. Deste modo o sistema gera outro cadastro do paciente apenas com código e dados básicos apenas para marcar a consulta. Caso posteriormente o prontuário antigo seja encontrado, pode-se marcar essa consulta como excedente e estornar a consulta marcada anteriormente.

 

4) O que é Central?

É um código de referência à consulta marcada pelo gestor local, similar ao código da consulta utilizada no AGHU.

 

5) O que é preciso fazer para aparecer o "código da central" de marcação, ao informar que o paciente chegou?

O sistema exige a informação do "código da central” a partir de uma característica informada na hora de criar as “Formas de Agendamento” das consultas. Esta característica chama-se “Senha Autorizada”. Sendo assim, basta vocês entrar na tabela de “Formas de Agendamento”, editar as formas de agendamento que você deseja, e marcar a opção “Senha Autorizada”.

 

6) Um profissional pode ter mais de uma grade?

Sim. Um profissional pode ter várias grades, pois este pode atender em locais diferentes.

 

7) É possível editar alguma informação na grade depois de criada?

Algumas informações como "unidade funcional/sala, tipo, pagador, horário e dia podem ser editados. Caso necessite modificar uma informação e esta não esteja disponível para edição será necessário criar uma nova grade para solucionar o problema.

 

8) É possível excluir uma grade com paciente marcado?

Não. Para excluir a grade é preciso que não tenha nenhum paciente marcado, além disso o status das consultas devem estar na situação “gerada”. Existe também a opção de inativar a grade, porém da mesma maneira, as consultas devem estar com status “gerada” e não pode ter paciente marcado na grade.

 

9) Consigo marcar paciente excedente em um dia que não existe agenda para o profissional?

Sim. Por se tratar de um paciente extra, pode ser necessário o atendimento fora da agenda. Deste modo o sistema permite marcar consulta excedente em qualquer dia e horário.

 

10) É possível dar o “chegou” de forma retroativa?

Sim. Esta situação é possível caso não tenha sido marcado falta para este paciente. Deste modo ele permanecerá na lista até que haja alguma movimentação em seu nome.

 

11) Como marcar falta para o profissional?

Para marcar falta deve-se escolher o paciente desejado e na coluna “retorno”  clicar no ícone “retorno de consulta” e selecionar o motivo de falta desejado.

 

12) É possível estornar consulta?

Sim. A consulta pode ser estornada quando não houve nenhum movimento ambulatorial no nome do paciente. Caso a consulta já tenha sido realizada esta não poderá ser estornada.

 

13) Como é possível transferir consultas de uma grade para outra?

O AGHU ainda não possui uma funcionalidade de transferência de consultas propriamente dita. Hoje, se faz necessário estornar estas consultas e marcá-las novamente na grade desejável.

 

14) Onde indicar que a especialidade permite consulta em feriado ou fim de semana?

Selecionando o checkbox "Horário Disponível em Feriados" na tela de cadastro da especialidade em questão (Menu Internação-> Cadastros-> Especialidades).

 

15) É possível restrirgir a quantidade de consultas excentes que cada grade de atendimento pode ter?

O atendimento excente é aquele que não estava programado, mas que deve ter autorização para ser efetuado, para que não se torne um gargalo no processo de agendamento do hospital. Nesta questão, não é possível que esse seja limitado.

 

16) Como cadastrar um novo procedimento na lista de procedimentos do atendimento ambulatorial?

  • Cadastre um Procedimento Especial (Prescrição > médica > cadastros > ato de prescrever > procedimento especial).
    Observação: Ao cadastrar um Procedimento Especial o sistema automaticamente cadastra um item na tabela de Procedimento Hospitalar Interno.
  • Verifique o cadastro na tela de Procedimento Hospitalar interno (Financeiro > Faturamento > Cadastro > Procedimento Hospitalar Interno)
  • Associe o procedimento criado a especialidade (Ambulatório > Cadastros > Procedimento por Especialidade) 

    Pronto, o procedimento foi inserido na tela de itens de procedimento da aba do atendimento ambulatorial.

 

17. Qual a função do botão "Imprimir Documentos" nas abas "Agendados" e "Atendidos" na Lista de Pacientes?

Esse botão tem a função de imprimir documentos gerados durante o atendimento ao paciente (Exemplo: Receitas e Atestados).