Sala de Imprensa - Notícias Sala de Imprensa - Notícias

Voltar

Hospital Universitário implementa ação de transparência

GESTÃO À VISTA

Hospital Universitário implementa ação de transparência

O Projeto Painel de Gestão à Vista é subsídio para a gestão na tomada de decisão

 

Com o propósito de trazer mais transparência para a comunidade interna e usuários, a Unidade de Planejamento do HU-UFJF implementou um projeto que conta com disponibilização de painéis nas três unidades do HU. Com dados sobre o acompanhamento das ações do Plano Diretor Estratégico, Produção da Assistência à Saúde do HU-UFJF, dados da Ouvidoria e de Ensino e Pesquisa, foram afixados 3 painéis na Unidade Santa Catarina e na Unidade Dom Bosco, e 1 no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Modelo de Referência para Gestão Hospitalar, disponibilizado pela Sede e pelo Hospital Sírio-Libanês, é o que deu embasamento para o projeto: "Adoção da gestão à vista e comunicação dos resultados às áreas internas do hospital. [...] É importante que o gestor hospitalar promova a cultura de comunicação dos resultados – intermediários e finais – pela prática de gestão à vista em que resultados, indicadores, riscos e demais informações pertinentes estão apresentados em painéis dispostos em áreas comuns, para que todos possam se conscientizar e entender facilmente o desempenho da organização"

O Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Bruno Vieira, conta que o projeto busca promover um modelo de administração transparente “com a divulgação dos principais indicadores/resultados alcançados pelo Hospital, para os públicos interno e externo, de maneira simples mas com profundidade suficiente para promover um entendimento por parte dos interessados, com destaque para sua aplicação no envolvimento e apoio ao processo decisório por parte dos gestores do hospital”, explica o Chefe da DADT.

Além da transparência, a iniciativa também é uma ideia para motivar os funcionários, esclarece o Chefe da Unidade de Planejamento, Bruno Freitas. “Assim você sabe pra onde você está remando, o que você está buscando de resultados, então você consegue trabalhar de uma forma melhor. Inclusive, existem teorias da motivação que vinculam esse estabelecimento de metas. Dois autores, Lock e Latham, falam que uma meta bem vislumbrada pelos funcionários, é mais fácil de obter motivação deles para perseguir essas metas”, ressalta Bruno.

A manutenção dos painéis será realizada pela Unidade de Planejamento e o levantamento dos dados será feito junto aos setores que têm acesso às informações. A periodicidade de atualização dos painéis se dará mensalmente e estarão sempre disponibilizados também de forma online, no site do hospital, através do link http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufjf/painel-de-gestao-a-vista

Bolsista: Thamires Pecis