Notícias Notícias

Voltar

Atividades no Alberto Antunes alertam para o câncer de mama

Outubro Rosa

Atividades no Alberto Antunes alertam para o câncer de mama

Abertura terá a exposição fotográfica do projeto "Meu Corpo, Minha História"

Maceió (AL) – Por conta da campanha Outubro Rosa, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal) realizará, durante todo o mês, atividades com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce.

A abertura será na próxima terça-feira, 10, no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), com a exposição fotográfica do projeto "Meu Corpo, Minha História". O projeto foi idealizado pela área de psicologia, com o objetivo de trabalhar a autoimagem de mulheres que passaram pelo câncer de mama e fizeram a mastectomia (cirurgia para a retirada desse tipo de câncer), bem como a reconstrução mamária. Haverá a participação de mulheres que contarão suas histórias, além de uma roda de conversa com pacientes.

Originário nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é mundialmente dedicado a esta temática, chamando a atenção para o grande número de novos casos a cada ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama mata anualmente cerca de 8,8 milhões de pessoas, sendo estas, em sua grande maioria, mulheres.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos no ano de 2016 era superior a 57 mil.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o Hupaa-Ufal é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh