Conselhos Conselhos

Membros do Conselho de Administração Membros do Conselho de Administração

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Maria Helena Guimarães de Castro
Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, é professora aposentada desta Universidade/IFCH onde atuou também como pesquisadora do Núcleo do Estudos de Políticas Públicas/NEPP. Atualmente, é Secretária Executiva do Ministério da Educação. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2010-2016) e Diretora Executiva da Fundação SEADE de São Paulo até 16 de maio de 2016. No Governo do Estado de São Paulo atuou, de 2007 à abril de 2009, como Secretária de Educação. Foi também Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico deste mesmo Estado.      

 

Maurício Eliseu Costa Romão
Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais. Foi Visiting Scholar na Universidade de Illinois, na Universidade College-London e na Universidade de Harvard. Ex-secretário de Administração e Reforma do Estado do Governo de Pernambuco, foi ainda secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura do Recife, Diretor de Administração de Incentivos (Finor) da SUDENE, Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) - e Coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial. Foi chefe de Departamento de economia e Coordenador de mestrado de economia da UFPE, Membro da Comissão de Especialistas de Economia do MEC, Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq, consultor “ad hoc” do CNPq e da CAPES, Pesquisador Nível I do CNPq. Foi ainda Secretário Executivo da ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia, Diretor da Sociedade Brasileira de Econometria, Membro da Comissão Deliberativa do Programa Nacional de Pesquisa Econômica (PNPE/IPEA/SEPLAN) e foi bolsista de estudo e/ou de pesquisa no exterior: CAPES/MEC, Fulbright/PanAm; Ford Foundation; CNPq/British Council.

 

Nádia Maria Ferreira de Araújo
Jornalista com experiência em produção de notícias diárias e reportagens especiais em jornalismo impresso, produção de programas eleitorais de televisão e assessoria de comunicação. Foi repórter das editorias de Cidades e Política do Jornal do Commercio (PE), gerente e diretora de comunicação da Vice-Governadoria de Pernambuco, secretária-executiva de Imprensa do Governo do Estado. Trabalhou como produtora de conteúdo em programas eleitorais de televisão nas campanhas ao Senado (Marco Maciel e Sérgio Guerra/2002), a Prefeito do Recife (Cadoca/2004). Coordenou as assessorias de comunicação das campanhas de Mendonça Filho para Prefeito do Recife (2008) e deputado federal (2010). Coordenou a assessoria de comunicação de Mendonça Filho na câmara dos deputados, e atualmente é assessora especial de comunicação do Ministro da Educação Mendonça Filho.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Francisco de Assis Figueiredo
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Administração Hospitalar e MBA Executivo em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde. Figueiredo atua há mais de 20 anos na área de saúde, com larga experiência em gestão hospitalar. Foi Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais; Superintendente Geral do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte-MG; Diretor do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora-MG, durante 3 anos;  e Gestor Administrativo do Hospital Municipal Odilon Behrens. Foi também gestor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte-MG. Atuou como professor da disciplina Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Suprimentos, do curso de Administração Hospitalar da FEA, em Juiz de Fora-MG, e como professor convidado do curso de pós-graduação de Gestão Organizacional em Serviços de Saude, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 2010 e 2012, recebeu o prêmio de Destaque em Administração do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Atualmente, é Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

 

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO

Maria Fernanda Nogueira Bittencourt
Engenheira Civil, com especialização em Engenharia de Saúde Pública; Mestre em Administração Pública; integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestor) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Foi Diretora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até junho de 2016, como responsável pelos Programas do Livro Didático, Alimentação Escolar, Dinheiro Direto na Escola, Transporte Escolar e Programa Caminho da Escola. Possui 17 anos de experiência em políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento, gerenciamento e monitoramento de programas, tendo exercido funções em diversos órgãos da Administração Pública Federal. Atualmente, é Diretora de Planejamento e Gestão do MP, responsável pelas áreas de planejamento e orçamento do ministério.

 

ANDIFES

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Graduada em Farmácia Habilitação III (1981) e Medicina (1987) pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e pós-doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia -RENORBIO. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora CNPq; pesquisa e orienta mestrado e doutorado na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, fitoterapia, medicamentos, toxicologia pré-clínica e Farmacologia clínica (fases I e II).Credenciada pelo Programa de Pós Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Pós Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, Tutora do Programa de Pós Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo - USP, Membro do INCT - INOFAR-UFRJ. Membro de câmara no julgamento de projetos de pesquisa da FAPEMIG; Membro da Câmara Técnica de Medicamentos Fitoterápicos da ANVISA - DOU Nº 19 de 28/01/2010. Membro da International Society for the Promotion of Health Technology Assessment -HTA.Membro do Comitê Gestor do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), representando a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Atualmente, é Reitora da Universidade Federal da Paraíba.

 

EMPREGADOS DA EBSERH 

Rafael Ribeiro Faim
Economista Graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Graduado  em Master Business Administration (MBA) pelo IBMEC. É concursado do quadro de pessoal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), desde maio de 2013; atuou como representante dos empregados da Sede nos processos de negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho de 2014 e 2015, sendo eleito pelos empregados, em sufrágio nacional, para membro representante dos Empregados no Conselho de Administração da Ebserh. Atuou como Sócio e Gestor de Projetos na Kapital Projetos e Consultoria Financeira Ltda. entre anos de 2004 e 2011, sendo responsável direto pela liberação de aproximadamente R$350 milhões do BNDES e de Fundos Constitucionais para micro, pequenas, medias e grandes empresas. Durante a graduação, foi atuante na Vice-Presidência do Centro Acadêmico de Economia – CAECO/UnB.