Hospitais Universitários Hospitais Universitários

Fórum de Superintendentes Fórum de Superintendentes

Conteúdo com Fóruns 4º Fórum .

Fórum Superintendentes - 4º Fórum

4 forum superintendentes 06112014Discutir propostas de melhoria na gestão dos hospitais universitários federais. Esse foi o objetivo da quarta edição do Fórum dos Superintendentes das Filiais, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizado na sede da empresa, em Brasília (DF). Com a participação de 22 gestores de 24 hospitais universitários federais, além de diretores, coordenadores e assessores da Ebserh, o evento ocorreu entre os dias 4 e 6 de novembro, concomitantemente com o Workshop Planejamento Estratégico 2015/2016 e uma apresentação sobre concursos e força de trabalho, preparada pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

No fórum, organizado pela Coordenadoria de Gestão Integrada da Ebserh, foi consolidado o formato mais democrático e interativo, com os próprios superintendentes ajudando a pautar as próximas edições, participando mais ativamente das dinâmicas e dos processos apresentados, compartilhando ideias e propondo soluções para os problema enfrentados pelos hospitais. "É um momento de integração, onde a gente dá aos superintendentes espaço para que eles debatam e apresentem suas necessidades. A gente reforçou esse compromisso. O fórum foi muito positivo, estamos caminhando para trabalhar cada vez mais com espírito de rede", avaliou Luiz Vicente Borsa Aquino, coordenador de Gestão Integrada.

No primeiro dia de evento, houve apresentações nas áreas de auditoria interna, orçamento, tecnologia, atenção hospitalar e relações de trabalho. No segundo dia, os temas foram Ensino e Pesquisa, gestão de pessoas, ouvidoria, administração e infraestrutura e discussão sobre os próximos fóruns. Houve também a participação de Thiago Magalhães Amaral, coordenador de pós-graduação da Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf), que apresentou o tema "Análise de serviços de urgência e emergência sobre o enfoque da engenharia da produção", em que se debateu os principais problemas em hospitais de urgência e emergência e as possibilidades de melhoria.

Outros pontos discutidos durante o fórum foi a maior autonomia dos hospitais em relação à sede e a proposta de regionalizar a rede Ebserh, congregando hospitais próximos geograficamente, tendo um articulador da sede trabalhando em conjunto com cada região. "Temos hospitais próximos uns aos outros com características próprias, com necessidades específicas, diferentes de outras regiões geográficas. Os gestores desses hospitais poderão se reunir independentemente, levantar suas demandas e um representante virá até a sede apresentá-las. Para exemplificar, até a questão de medicamentos é diferente de uma região para outra, já que elas têm perfil epidemiológico diferentes. Já estamos montando essa proposta, discutiremos com os superintendentes e levaremos para a apreciação da diretoria", inteirou Luiz Vicente.

No terceiro dia de encontro, foi realizado um workshop sobre o Planejamento Estratégico da empresa para os anos de 2015 e 2016, a avaliação do ano de 2014 com a apresentação do cronograma de concursos para 2015 e a proposta da criação de um plano de trabalho – o Projeto de Desenvolvimento Organizacional Integrado – a ser construído de forma conjunta entre hospitais e sede para atuar na melhoria da gestão de recursos humanos. O superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba, Arnaldo Correia de Medeiros, aprovou a proposta. "Estamos saindo de um patamar; e o próximo patamar, enquanto empresa estatal, é consolidar esse processo", avaliou.

O próximo fórum está previsto para março de 2015.