Minha História com a Rede Ebserh Minha História com a Rede Ebserh

O projeto “Minha História com a Rede Ebserh” apresenta relatos de superação e a trajetória até a cura dos pacientes atendidos pelos nossos hospitais universitários federais. É o seu trabalho mudando a vida de quem mais precisa!

Voltar

"A cura já começa no primeiro atendimento"

Minha História com a Rede Ebserh

"A cura já começa no primeiro atendimento"

Imagem

Sempre fui uma mulher de bem com a vida, de amizade fácil, de dom artístico, de gostar dos detalhes. Tanto que, sem esforço, passo horas no meu artesanato. É algo bom para a alma, mas nem tanto para o corpo.

Com o passar dos anos, fui ganhando peso, culpa também de desfrutar de alguns dos meus caprichos mais saborosos. Artesã, você sabe, lambe a cria. Então, aqui e ali, uma provadinha cá e outra lá, achei que não faria mal atestar a qualidade de tudo. Engano! Digo que senti, na saúde, o que a obesidade faz com a gente. O povo dizia que era como se o poste em cima da minha casa tivesse perdido a luz, e o meu sorriso, o brilho.

Quando procurei ajuda, já estava depressiva, sem vida. Foi aí que peguei o caminho do Hospital Universitário Onofre Lopes. Nele, descobri que a cura já começa no primeiro atendimento. Passei por duas cirurgias de redução de estômago, com muitas complicações, mas com acompanhamento de fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista.

Aos poucos, recupero minha autoestima, sempre lembrando que, antes do bisturi, foi a mão da moça (a fonoaudióloga da equipe), segurando firme na minha mão numa das primeiras consultas, olhando nos meus olhos e dizendo que ali era um novo começo, que mudou tudo em mim. Com aquela atitude, vi que teria tratamento e vi que estava num lugar diferente. Senti força para lutar e seguir em frente. Agora vivo os primeiros passos de uma outra vida.

Valdira Silva dos Santos (irmã Cotinha), 59 anos, artesã

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.