Minha História com a Rede Ebserh Minha História com a Rede Ebserh

O projeto “Minha História com a Rede Ebserh” apresenta relatos de superação e a trajetória até a cura dos pacientes atendidos pelos nossos hospitais universitários federais. É o seu trabalho mudando a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Pela segunda vez, a gravidez era de risco”

Minha História com a Rede Ebserh

“Pela segunda vez, a gravidez era de risco”

Imagem

Semana da Prematuridade 

Fiz todo o pré-natal da minha primeira gravidez no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em 2013. Apesar de ter sido super bem atendida, meu bebê faleceu depois de dois dias, devido a uma hérnia diafragmática. Recebi todo apoio dos médicos da área de alto risco e de um psicólogo por cinco meses.

Quando soube que estava grávida de novo fiz questão ir ao HUB para realizar o pré-natal. Mais uma vez, a gravidez era de risco. Entrei em trabalho de parto com 21 semanas de gestação. Passei 21 dias tentando segurar o parto, até que a Ana Vitória nasceu de 24 semanas e três dias, com 600 gramas e 30 cm.

Minha filha ficou 93 dias na UTI da unidade neonatal. Tive a oportunidade de ficar o tempo todo ao lado dela graças ao quarto das mães nutrizes, que foi meu lar durante esse período. Pude acompanhar todo o trabalho da equipe multiprofissional que realizou diversas transfusões e reanimações.  

Hoje, minha filha tem 1 ano e 9 meses e ainda realiza terapia ocupacional a cada duas semanas. Mas graças a Deus ela está bem. Eu não sei nem o que falar sobre os médicos do HUB.

Neurismar Silva, 37 anos, copeira

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.