Notícias Notícias

Voltar

Rede Ebserh tem crescimento no número de consultas e internações em 2016

Balanço

Rede Ebserh tem crescimento no número de consultas e internações em 2016

Relatório de Administração de 2016 ainda destaca grande número de contratações nos hospitais

Brasília (DF) – A rede de hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou, em 2016, crescimento de 11% no número de consultas em relação a 2015, totalizando 641.772 novos atendimentos. Os dados constam no Relatório de Administração de 2016, divulgados nesta quarta-feira (19) durante reunião do Conselho de Administração da estatal, com significativos avanços na parte assistencial, gestão das unidades e contratações.

Na parte de internações, o aumento foi de 11.541, o que representa um acréscimo de 4%. Dentre as ações da empresa, destaca-se ainda a realização do 1º Mutirão Nacional que contou com 664 cirurgias, cerca de 2 mil exames e 879 consultas em um mesmo dia. A iniciativa ajudou a diminuir procedimentos represados nas mais diversas especialidades.

“Os dados mostraram a evolução que tivemos em 2016, apesar de ter sido um ano economicamente difícil para o país. Isso significa que estamos no caminho certo. Temos o que aperfeiçoar, mas já conseguimos bons resultados até aqui”, comentou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Gestão

Também houve evolução na área de gestão, que afeta diretamente os serviços oferecidos ao cidadão. Pode ser citada a convocação, em 2016, de cerca de 3,9 mil profissionais que foram aprovados em concursos públicos realizados para as unidades hospitalares de todo o país. Outro destaque são os contratos com o Sistema Único de Saúde (SUS), que representam a principal receita de um hospital universitário público, tendo sido revisados em 14 filiais, com crescimento nos valores repassados.

A Ebserh também se mostrou preocupada em desenvolver o ensino e a pesquisa. Em 2016, foi aprovado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC), o Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde, uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh que administra, atualmente, 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh