Notícias Notícias

Voltar

Projeto do hospital da Univasf promove integração de instituições do Vale

Petrolina

Projeto do hospital da Univasf promove integração de instituições do Vale

Atividade busca potencializar a prestação de serviços e garantir os direitos sociais

Petrolina (PE) – Estreitar as relações entre os profissionais da rede Interestadual de Saúde do Vale do São Francisco (Rede Peba), promovendo a integração entre as instituições para potencializar a prestação de serviços e garantir os direitos sociais. Esses são os principais objetivos do “Tecendo a Rede do Vale do São Francisco”.

Essas articulações buscam a abertura de espaços de discussões sobre a rede sócio-assistencial e de saúde no Vale, a fim de favorecer o acesso da população aos serviços e aos direitos e benefícios sociais. O projeto é desenvolvido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da sua Unidade de Atenção Psicossocial.

Para a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU, Emanuela Spínola, o impacto para o HU é muito positivo, pois possibilitará à equipe do serviço social acompanhar os referenciamentos dos pacientes, identificando os serviços da rede de saúde e socioassistencial mais procurados, favorecendo a intersetorialidade, o fortalecimento da rede. “O trabalho com a Rede Peba é cheio de desafios. Precisamos articular pessoas, profissionais, universidades e serviços para discussão e pactuação, além de garantir a oferta de serviços de qualidade aos cidadãos”, afirmou.

Reuniões

O primeiro encontro aconteceu em maio, durante as comemorações do mês do Serviço Social, e reuniu representantes de organizações públicas e privadas de Petrolina e Juazeiro. Já o segundo encontro foi realizado no final de junho, com a participação de mais de 60 profissionais de instituições como: Hospital Dom Malan, Centro de Referência de Assistência Social, INSS, Hospital Regional, Unimed Vale do São Francisco, entre outras.

Nesse evento, foi apresentada uma palestra sobre cuidados paliativos, ministrada pela chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos do HU, Katia Regina de Oliveira, e uma discussão sobre atendimento dominicial de saúde, conduzida por representantes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Programa de Internamento Domiciliar (ID/Juazeiro-Ba).

As discussões resultaram em encaminhamentos, a exemplo da solicitação que será feita às secretarias de saúde dos municípios de Petrolina e Juazeiro, para criação de um Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos para tratar a temática de forma multiprofissional e intersetorial.

Segundo a assistente social Zalcleia de Freitas, o próximo evento do “Tecendo a Rede do Vale do São Francisco” tem data prevista para acontecer em 19 de julho, tendo a saúde mental como tema.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf