Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Rio Grande (RS) implanta aplicativo da Ebserh

Gestão Hospitalar

Hospital Universitário de Rio Grande (RS) implanta aplicativo da Ebserh

Serão implantados os módulos “Cadastro de Pacientes” e “Internação” do AGHU

Rio Grande (RS) – A partir de setembro, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) passará a utilizar os módulos “Cadastro de Pacientes” e “Internação” do Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU).

O sistema foi pré-implantado no HU-Furg durante a primeira semana de agosto, quando profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) capacitaram 104 funcionários lotados na unidade, para que estes sejam os multiplicadores. O HU-Furg é o 36º hospital universitário da Rede Ebserh a utilizar o aplicativo.

O software tem como objetivo apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilita a adoção de projetos de melhorias comuns para esses hospitais.

O AGHU foi desenvolvido Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra o HU-Furg, tendo como base o Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGH) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o HU-Furg é filiado à Ebserh, estatal que administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Com informações do HU-Furg