Notícias Notícias

Voltar

Hospital Escola de Pelotas realiza ato oficial de inauguração da mamografia

Melhorias

Hospital Escola de Pelotas realiza ato oficial de inauguração da mamografia

Expectativa é dobrar o número de atendimentos nos períodos da manhã e tarde

Pelotas (RS) - Nesta quarta-feira, 8, ocorreu o ato de inauguração do serviço de mamografia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O equipamento está localizado na Faculdade de Medicina (Famed), com expectativa de dobrar o número de atendimentos.

O aparelho de mamografia foi instalado em 2014, mas apresentava problemas técnicos. Neste ano, em ação conjunta realizada pela Unidade de Imagenologia e os serviços de Engenharia Clínica e Engenharia Civil, além do apoio da equipe de Tecnologia da Informação, foi realizada a licitação e aquisição de acessórios para imagens digitais, que passaram a incrementar o serviço. Os testes finais para implantação da digitalizadora foram iniciados em setembro e, no mesmo mês, já foi possível iniciar a oferta do serviço de mamografia.

Nos meses de setembro e outubro, o serviço de mamografia era oferecido apenas no turno da tarde, contemplando uma agenda de 20 pacientes por dia. No entanto, com o aumento da equipe técnica admitida por meio de concurso público realizado pela Ebserh, esse número irá aumentar. Já em novembro, o serviço passa a funcionar nos turnos da manhã e da tarde, com 30 pacientes atendidos por dia. A meta é que o HE consiga atender 40 pacientes por dia.

Atualmente, a fila de espera por uma mamografia na região sul conta com mais de 2,5 mil mulheres. De acordo com o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Jorge Soares Júnior, a expectativa é diminuir esta fila de espera no primeiro semestre de 2018. Para a superintendente do HE, Vera Maria Silveira, é gratificante poder contribuir com a saúde da comunidade. “O esforço de muitas pessoas possibilitou que esse mamógrafo fosse entregue à comunidade da nossa região”, disse ela.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HE-UFPel é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HE-UFPel