Notícias Notícias

Voltar

Pacientes com câncer de mama ganham Dia da Beleza no Hospital Universitário de Brasília

Outubro Rosa

Pacientes com câncer de mama ganham Dia da Beleza no Hospital Universitário de Brasília

Programação da campanha continua durante todo o mês

Brasília (DF) – “Quando vi toda essa festa para mim, me senti especial. O tratamento, que é tão pesado, fica mais fácil”, disse, emocionada, a paciente do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) Admea Maria do Carmo durante o Dia da Beleza. O evento faz parte da programação do hospital, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a campanha Outubro Rosa, realizada em todo o país para ajudar na prevenção do câncer de mama.

A festa foi organizada pela Liga de Combate ao Câncer da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a equipe do HUB e com as próprias pacientes. “Um evento como esse gera satisfação pessoal, empoderamento e melhora a autoestima”, explicou a psicóloga do HUB Juciléia Rezende.

Durante o evento, foram oferecidos serviços de cabelo e maquiagem, fotografia, oficina de amarração de lenço, doação de bijuterias, lenços e perucas, palestras e apresentações de música e dança. Tudo para ajudar a elevar a autoestima dessas mulheres, que se intitulam Guerreiras de Rosa. “É um momento para agradecer a dedicação de todos os profissionais do hospital, o tratamento humanizado que nos é dado, que faz toda diferença”, afirmou a paciente Solange Araújo.

“Elas ficam abaladas com o tratamento. Aqui, elas descobrem que outras pessoas estão passando por problemas semelhantes e é muito mais fácil quando elas estão unidas”, afirmou a coordenadora da liga, Paula Diniz. “É bom saber que não sou só eu, é muita gente lutando e vamos vencer”, completou a paciente Antônia Maria Alves.

Programação

O HUB preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. Além do Dia da Beleza, no dia 11 de outubro, três pacientes do hospital participarão de uma roda de conversa sobre o tema “Sobrevivi ao câncer de mama”. O evento é aberto ao público e será no Instituto de Psicologia da UnB, às 15h. 

No dia 22, tem a Corrida contra o Câncer, promovida pelo Instituto Aliança, que doará o lucro para a Unidade de Oncologia do HUB. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro pela internet.

No dia 31, pacientes do HUB farão uma palestra com o tema “É câncer de mama, e agora?”. Promovido pela Liga de Combate ao Câncer, o encontro será às 13h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (FS/UnB).

No final do mês, será realizada uma oficina de amarração de lenços com material arrecada por meio de doações. Durante todo o mês, a equipe também está distribuindo folder informativo sobre o câncer de mama aos pacientes que passam pela Farmácia Escola.

E para arrecadar dinheiro para a confecção de perucas, a Liga de Combate ao Câncer da UnB está vendendo, durante todo o mês de outubro, camisetas.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB