Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh participa de aula inaugural da 2ª turma de Mestrado Profissional

Pesquisa Clínica

Presidente da Ebserh participa de aula inaugural da 2ª turma de Mestrado Profissional

Curso, realizado em parceria com o HCPA, oferta 15 vagas para empregados ou servidores públicos

Brasília (DF) – Foi iniciada, nesta sexta-feira, 11, a segunda turma do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica, uma realização da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A abertura foi feita pelo presidente da Ebserh, Kleber Morais, e a aula foi ministrada pelo professor José Roberto Goldim para os 15 alunos aprovados no processo seletivo.

Para Morais, “o mestrado da Ebserh corrobora a missão da empresa em oferecer saúde de qualidade à população, pois alia o ensino e a pesquisa com a assistência, ao passo em que profissionais bem capacitados têm melhores condições de oferecer um serviço de excelência”, afirmou.

A finalidade do curso é formar profissionais qualificados para atuarem em projetos de pesquisa clínica, seja no âmbito acadêmico ou profissional, com ênfase em estratégias técnico-operacionais. Umas das expetativas é que os participantes atuem e disseminem os conhecimentos adquiridos durante o curso na rede de saúde.

Para a coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, Caroline Valero, outro aspecto do curso é o da gestão da pesquisa, que deverá contribuir para a formação de profissionais mais preparados tecnicamente para atuarem de maneira eficaz nos hospitais filiados à Ebserh. “O escopo do curso ultrapassa a especificidade da pesquisa, abordando em parte a base teórico-conceitual da administração, da epidemiologia, das ciências da saúde e da contabilidade”, explica Caroline.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh