Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE é o primeiro hospital público de Pernambuco a contar com PET-Scan

Inauguração

HC-UFPE é o primeiro hospital público de Pernambuco a contar com PET-Scan

Unidade também reabriu a cirurgia ambulatorial e ampliou o Bloco Cirúrgico

Recife (PE) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) inaugurou, nesta quarta-feira, 11, novos equipamentos de Ressonância Magnética e PET-Scan, tornando-se o primeiro hospital público do estado a possuir o aparelho mais moderno no diagnóstico de câncer. Com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, que representou o ministro da Educação, Mendonça Filho, o evento ainda marcou a reabertura do Centro Cirúrgico Ambulatorial (com quatro salas) e reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico, que passa a operar com dez salas (anteriormente eram seis).

Na ocasião, Kleber Morais anunciou a liberação de R$ 1,972 milhão para alguns processos que serão implantados no HC, como a UTI Neonatal e instalações do projeto Mãe Canguru. “Isso é a uma prova que não estamos terminando um processo com essas inaugurações. É uma continuidade, sempre procurando o melhor para nossos hospitais”, declarou o presidente da estatal. Em seguida, homenageou Laedson Bezerra, por seus serviços prestados no período em que esteve à frente da diretoria vice-presidência executiva da Ebserh.

O valor do investimento foi de R$ 11,3 milhões. Segundo o superintendente Frederico Jorge Ribeiro, a inauguração foi o marco formal, mas os equipamentos já estavam em operação. “A cirurgia já vinha fazendo procedimentos ambulatoriais e o centro cirúrgico foi terminado, para, em pouco tempo funcionar plenamente beneficiando a população”, afirmou.

O PET-Scan ou PET-CT é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce, diagnóstico, acompanhamento e tratamento de câncer e de outras doenças, possibilitando uma visualização eficaz do metabolismo celular. Já a Ressonância Magnética, outro equipamento de diagnóstico por imagem, fornece imagem em alta definição dos órgãos internos do corpo humano por meio da utilização de um campo magnético. A ferramenta consegue detectar anomalias que outros exames por imagem não conseguem.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE