Notícias Notícias

Voltar

Projeto da Ebserh “será maior obra de saúde local em décadas”, diz prefeito de Natal

Hospital da Mulher

Projeto da Ebserh “será maior obra de saúde local em décadas”, diz prefeito de Natal

Prefeitura de Natal oficializou cessão de terreno para a futura unidade hospitalar

Natal (RN) – O prefeito Carlos Eduardo Alves sancionou na última sexta-feira, 9, a cessão de um terreno à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para a construção do Hospital da Mulher da cidade de Natal, projeto que, concluído, será a quarta unidade gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no estado potiguar. O projeto foi aprovado na quinta-feira, 8, pela Câmara Municipal do Natal, estabelecendo a desafetação e doação de uma área de 16,5 mil metros quadrados no conjunto Santa Catarina, Zona Norte da cidade.

O projeto da nova unidade prevê maternidade, leitos ginecológicos e obstétricos, além de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) materno e neonatal como explica o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais. “Além disso, a expetativa é que sejam ofertadas mais de mil vagas de emprego, por meio de concurso público, com investimento na ordem de R$ 160 milhões, numa estrutura de ponta, com benefício direto para os 400 mil habitantes que residem na localidade”, esclareceu.

De acordo com a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a previsão é que o hospital conte com mais de 200 leitos e seja o marco físico da presença da instituição numa região de enormes demandas por formação em saúde, pesquisa e serviços de excelência. “O desejo que tínhamos [UFRN] de estar presentes na Zona Norte, levando assistência às mulheres, pode ser concretizado hoje graças ao gestor municipal e principalmente ao presidente Kleber Morais, que está à frente da Ebserh, uma importante estatal que administra 39 hospitais universitários no Brasil”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito de Natal destacou que o projeto foi fruto de um intenso trabalho capitaneado por Kleber Morais, junto à Rede Ebserh. “Nós devemos a assinatura de um projeto desta magnitude à participação ativa do professor Kleber Morais no cenário político nacional. A Zona Norte nasceu há pouco mais de 40 anos e já é a maior região de Natal. E essa será a maior obra de saúde local em décadas, com impacto na região de maior concentração populacional da cidade”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações da Mejc-UFRN