Notícias Notícias

Voltar

Estudantes da área de saúde começam a atuar no HDT-UFT

estágio

Estudantes da área de saúde começam a atuar no HDT-UFT

Pela primeira vez, Hospital Universitário recebe acadêmicos de Nutrição

Araguaína (TO) - Neste mês de fevereiro, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebe 285 estudantes de várias Instituições de Ensino do Estado para o estágio do primeiro semestre de 2017. As turmas participam de integrações até a próxima segunda-feira, 20. As áreas de atuação dos alunos são: Medicina, Enfermagem (graduação e curso técnico), Odontologia, e, pela primeira vez, recebe acadêmicos do curso de Nutrição na unidade hospitalar.

Na integração, organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), as equipes administrativa e assistencial do HDT-UFT dão as boas-vindas aos novos estagiários e orientam sobre as questões de biossegurança, saúde ocupacional, questões éticas entre outras, além de falar a acerca do contexto e funcionamento do hospital. Os estudantes estão vinculados ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) e à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O gerente da GEP, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, mencionou sua satisfação com o progresso obtido na utilização do Hospital como campo de estágio para os cursos na área da saúde. “A boa novidade é o início do estágio de nutrição, com as alunas da UFT. Neste ano de 2017, esperamos aplicar a experiência obtida com os primeiros estágios, em 2016, e assim aperfeiçoar o ambiente de aprendizagem para os alunos”, completou.

A expectativa da coordenadora do curso de Odontologia da Facit, Tatiana Ramirez Cunha, é de que os acadêmicos colaborem para a recuperação da saúde geral dos pacientes hospitalizados. “A atuação dos alunos no HDT-UFT tem mostrado evidências de uma formação humanizada, centrada no paciente e pautada pelo ensino, baseado em evidências científicas. Somos gratos pela oportunidade e confiança dos pacientes e coordenadores de estágio”, frisou a professora.

Novidade

As estudantes do 7º período do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bárbara Marinho e Bianca Dias Ferreira, são as primeiras alunas a estagiarem na unidade de saúde e disseram estar ansiosas para conhecer essa nova área de atuação. “Acredito que será uma ótima experiência, a expectativa é grande em poder aprender em um campo de estágio no qual tem o perfil patológico específico, que nos desafia e estimula a estudar mais intensamente”, comentou Bárbara.

Para a nutricionista e preceptora, Deborah Leal, as alunas irão impactar positivamente na rotina do trabalho do refeitório, uma vez que terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida na faculdade, além de trazerem as inovações da literatura para discussão com os profissionais do hospital.

Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HDT-UFT