Notícias Notícias

Voltar

Ação social de estudantes ampliará opções na Brinquedoteca do HDT-UFT

SOLIDARIEDADE

Ação social de estudantes ampliará opções na Brinquedoteca do HDT-UFT

Doação acontecerá em evento beneficente em prol das crianças internadas na unidade de saúde

Araguaína (TO) – Um evento beneficente será realizado para arrecadar brinquedos em prol das crianças internadas no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A ação será organizada por 15 alunos do curso técnico em assistente administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e faz parte da disciplina de marketing.

Os jovens, de 15 a 18 anos, ouviram com atenção as explicações da responsável pela brinquedoteca, Terezinha Maia, durante visita técnica na última quarta-feira, 10, e tiraram as dúvidas sobre quais itens podem ser adquiridos. “O mais importante é proporcionar um ambiente familiar para as crianças internadas, porém com o cuidado de trocar de brinquedo quando cair no chão. Por isso, em média, são levados ao leito cinco brinquedos por criança”, explicou Terezinha, evidenciando a importância da higienização diária desses itens.

De acordo com a chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely, a iniciativa será muito bem-vinda, pois a última doação de brinquedos ocorreu no mês de outubro do ano passado. “Essa ferramenta lúdica é fundamental durante a permanência dos nossos pequenos usuários, que sentem bastante por não estarem em seus ambientes quotidianos”, disse.

Para o estudante Bruno Ítalo, de 15 anos, esta é uma experiência muito positiva que ele pretende levar para a vida pessoal e profissional. “Apesar da nossa condição financeira não ser a melhor, eu estou aprendendo que sempre podemos fazer algo para ajudar o próximo. A gente sabe o quanto é ruim ficar internado num hospital, principalmente para as crianças que precisam se distrair um pouco. Não vejo a hora de voltar aqui para entregar esses brinquedos que vamos arrecadar”, comentou entusiasmado.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT