Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa Clínica no HC do Recife é tema de reunião de trabalho com reitor da UFPE

Integração

Pesquisa Clínica no HC do Recife é tema de reunião de trabalho com reitor da UFPE

Iniciativa visa estreitar os laços entre a universidade e o hospital

Recife (PE) - Na última terça-feira, 8, foi realizada uma reunião de trabalho entre representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e gestores do Hospital das Clínicas da UFPE, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), com o tema “Pesquisa Clínica no HC-UFPE: Perspectivas e desafios no contexto da inovação”. A intenção foi o de, cada vez mais, estreitar os laços entre as instituições e aliar as pesquisas desenvolvidas à assistência dada à população.

Durante a reunião, foi apresentado um relatório dos avanços do HC após o contrato de gestão com a Ebserh na área de ensino e pesquisa, sobretudo na pesquisa clínica. Pensando na evolução do setor, também foi tratada uma agenda positiva para dar encaminhamento a diversas ações. Dentre os assuntos, foram discutidos temas como a melhoria do sistema informatizado de pesquisa clínica, a possibilidade de reconhecimento da Ebserh e filiais como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), e a capacitação de empregados para conhecimentos nas áreas de gestão, pesquisa clínica, ensino, qualidade, tecnologia e informação.

A coordenadora de Ensino e Pesquisa da estatal, Caroline Valero, elogiou a iniciativa. “A Ebserh apoia e quer fazer parte dessa integração que nos une aos hospitais e às universidades federais. É muito gratificante ver esse movimento de união em prol do aumento da produção científica e de conhecimento”, destacou Caroline. O trabalho conjunto também foi salientado pelo superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro. “Este é um momento ímpar para uma integração ainda maior entre o hospital e a academia, entre a assistência e a pesquisa”, aponta

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, destacou a importância do HC como gerador de conhecimento ao longo dos anos. “Somos um hospital que forma diversos profissionais e serve à população. Ao mesmo tempo, geramos pesquisas e conhecimento. O HC vai construir, em breve, o seu Centro de Pesquisas Clínicas, e já conseguimos formar várias agendas nos próximos dias com as diversas pró-reitorias e com a Cappe (Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas) para aumentar ainda mais a integração e a geração de conhecimento no hospital. Tudo isso aliando ensino, pesquisa e extensão”, explica Anísio.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro, destacou as ações desenvolvidas na graduação e na pós-graduação no âmbito do HC, como as ações de fortalecimento dos Programas de Residências por meio da Jornada Científica (anual) e Reuniões Científicas (mensal), entre outras. Além disso, falou sobre a importância da concretização do Centro de Pesquisas Clínicas.  “Essa ação vai fortalecer a nossa estrutura de pesquisa dentro do hospital”, conta.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HC-UFPE