Notícias Notícias

Voltar

Banco de Leite Humano do HUB recebe certificado de excelência padrão ouro

RECONHECIMENTO

Banco de Leite Humano do HUB recebe certificado de excelência padrão ouro

Critérios exigidos para certificação são definidos pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde

Brasília (DF) - O Núcleo de Aleitamento Materno do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), mais conhecido como Banco de Leite, recebeu, nesta quinta-feira (16), o certificado Padrão Ouro da Rede Global de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde. A cerimônia de entrega do certificado ao HUB, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal.

Para receber a certificação, o Banco de Leite passou por uma avaliação de qualidade que envolve o treinamento da equipe, os equipamentos, o serviço executado e outros aspectos. São atribuídas notas a cada uma das especificações para atestar o grau de qualidade. Além do HUB, os outros 13 bancos de leite do Distrito Federal receberam a certificação, 12 com Padrão Ouro e um com Padrão Bronze.

“É um reconhecimento do nosso trabalho, uma motivação para a equipe e a certeza de que oferecemos um produto de qualidade dentro das normas exigidas. O Distrito Federal é exemplo para todo o Brasil, é um orgulho fazer parte desse time”, afirma a chefe do Núcleo de Aleitamento Materno do HUB, Rita de Fatima Pinto.

O nutricionista do Banco de Leite, Carlos Henrique Andrade, lembra que, além de garantir o estoque de leite, o serviço tem um objetivo ainda maior. “O mais importante é incentivar e promover o aleitamento materno, por isso oferecemos também orientações às mães”, explica ele.

Além dos representantes do HUB, estavam presentes na solenidade de premiação o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o secretário de saúde, Humberto Fonseca, a colaboradora do governo de Brasília, Márcia Rollemberg, e a coordenadora dos Bancos de Leite, Miriam Santos.

A certificação é anual e está na quinta edição. As inscrições para o certificado foram realizadas em abril de 2016 e o resultado saiu no segundo semestre do ano passado. Os critérios para comprovar a excelência dos centros e regulamentar o funcionamento estão na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), RDC-171, de 4 de setembro de 2006.

Conheça o Banco de Leite do HUB

O Banco de Leite do HUB conta com sala de coleta, que oferece orientações para as mães com dificuldade de amamentar ou extrair o leite, que é a retirada do alimento para uso posterior ou doação. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h e de 13h às 18h, para toda a população.

Todo mês, o HUB pasteuriza cerca de 30 litros de leite humano, doados por aproximadamente 30 mulheres. Alimento para 15 bebês, em média, a maioria da UTI Neonatal do hospital.

Para doação, o leite deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico esterilizado, congelado por até dez dias e encaminhado para um banco de leite. O HUB oferece um kit para doação e recolhe o leite na casa da doadora em qualquer local do Distrito Federal. Após pasteurização, o produto recolhido é distribuído na UTI neonatal do hospital.

Para informações e coleta do leite, ligue para 2028-5585 ou 2028-5391.

Saiba mais

O HUB integra a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB