Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh visita o HC da UFPE para acompanhar obras

Infraestrutura

Presidente da Ebserh visita o HC da UFPE para acompanhar obras

Hospital terá em breve equipamento avançado para detecção de câncer

Recife (PE) - O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, e o vice-presidente, Laedson Bezerra, visitaram, no fim da tarde de sexta-feira (17), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Os dois foram recebidos pelo superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, pelo gerente administrativo, Marcos Viegas, pela gerente de Ensino e Pesquisa, Célia Castro, entre outros profissionais do hospital da área médica e da administrativa. 

Na ocasião, o grupo conferiu as obras de acessibilidade que estão sendo realizadas no estacionamento principal do HC e visitou as obras, em fase de finalização, do PET-Scan e da Ressonância Magnética – equipamentos de imagem que, em breve, serão colocados em atividade.

“A inauguração será um avanço na saúde pública desta região. Haverá uma abrangência na qualidade do ensino, da pesquisa e da assistência da população de Pernambuco e da região Nordeste. O PET é um dos melhores aparelhos de diagnóstico por imagem e será o primeiro, com esta qualidade, na rede pública do Estado de Pernambuco”, afirmou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Detecção de câncer

O PET-Scan ou PET-CT é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce de cânceres e outras doenças, possibilitando uma visualização eficaz do metabolismo celular. É atualmente o método mais moderno para detecção de câncer. Já a Ressonância Magnética, um outro equipamento de diagnóstico por imagem, fornece imagem em alta definição dos órgãos internos do corpo humano através da utilização de um campo magnético. Ela consegue detectar anomalias que outros exames por imagem não conseguem.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HC-UFPE