Notícias Notícias

Voltar

Visita Ampliada Multiprofissional promove avanços no cuidado ao paciente

Petrolina

Visita Ampliada Multiprofissional promove avanços no cuidado ao paciente

Projeto visita leitos do hospital e discute os casos para propor soluções para os possíveis entraves

Para envolver profissionais da saúde e familiares em benefício do tratamento dos pacientes, o Hospital da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf) implementou o projeto multiprofissional “Visita Ampliada”. Em atividade desde outubro de 2016, a “Visita Ampliada” é formada por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social.

Os integrantes visitam os leitos e discutem, conjuntamente, sobre os casos para propor soluções para os possíveis entraves. O objetivo é garantir que todos os fluxos e atividades que integram a linha do cuidado ao paciente funcionem de maneira eficiente e ágil.

“A Visita Ampliada Multiprofissional é um dos conceitos mais recentes que a Segurança do Paciente trouxe. Nesse novo contexto, é preconizado que a principal função do hospital é o cuidado com o paciente”, afirmou Juliana Pedrosa, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, setor responsável pelo projeto.

De acordo com Pedrosa, os familiares têm papel fundamental na linha de cuidado com o paciente e estão sendo orientados a atuar de forma mais ativa e em conjunto com a equipe hospitalar. “Procuramos envolver a família para que ela entenda que o paciente está passando um tempo no hospital, mas, no momento adequado, ele vai voltar para o seu contexto social e familiar e precisará dar sequência aos cuidados. Muitas vezes a família precisará passar por adaptações para receber o paciente novamente em casa”, afirmou.

Com informações do HU-Univasf