Notícias Notícias

Voltar

Dia Mundial da Higienização das Mãos terá ações no HC-UFMG

Prevenção

Dia Mundial da Higienização das Mãos terá ações no HC-UFMG

Um robô também percorrerá o HC-UFMG, explicando sobre a prevenção de infecções

Belo Horizonte - A correta higienização das mãos é uma iniciativa simples que garante aos pacientes e aos profissionais de saúde proteção contra várias doenças. Por isso mesmo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Para comemorar a data e conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir essa atitude simples em suas rotinas, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de minas Gerais (HC-UFMG) realizará, até a próxima sexta-feira (5), uma série de ações.

Ao longo de toda a semana, haverá intervenção nos setores. Acadêmicos fantasiados de mãos visitarão algumas áreas do HC, promovendo atividades lúdicas com os trabalhadores. Um robô explicará sobre higienização das mãos e prevenção de infecções (veja vídeo abaixo), percorrendo os corredores do hospital, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) .

No dia 5, uma blitz educativa irá verificar como anda a higienização das mãos das pessoas por meio de um gel, formulado a partir de um pó fluorescente ultravioleta (UV), misturado numa loção especial para mãos. Quando colocadas sob uma lâmpada UV, é possível ver todas as áreas não lavadas corretamente. Paralelamente, haverá distribuição de panfletos educativos.

De 2 a 5 de maio, também haverá Sessão Pôster, no hall de entrada do prédio principal, dos melhores trabalhos sobre higienização das mãos e prevenção de infecção. Os quatro melhores trabalhos serão apresentados e premiados em sessão oral no dia 5 de maio.

Saiba mais sobre a Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Vídeo:

Com informações do HC-UFMG